Lucas Soares Lucas Soares 2/12/2013

Inferno, purgatório e paraíso: o futebol carioca em evidência

Futebol CariocaNão sou uma pessoa religiosa. Mas não há melhor palavra para definir a situação dos times cariocas neste final de temporada no Brasileirão de 2013. As situações vividas por Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco estão extremamente opostas.

O inferno carioca é de, com apenas uma rodada faltando, seja certo, matematicamente, que pelo menos o Vasco ou o Fluminense irão para a Série B em 2014. Hoje, ambos ocupam a zona de rebaixamento e precisam vencer, respectivamente, Atlético-PR e Bahia, ambos fora de casa, além de torcerem contra o Coritiba e o Criciúma, já que não dependem exclusivamente de si para se salvarem. Se os adversários diretos vencerem, por exemplo, há o risco de mesmo assim, caírem. Situação dramática!

O purgatório é do Botafogo. Vive situação delicada na tabela. Ocupante do G-4 da competição por várias rodadas, hoje está em 5º lugar e atualmente fora da zona da Libertadores. Precisa vencer o Criciúma no Maracanã e torcer contra o Goiás, que pega o Santos em casa, e contra o Atlético-PR, adversário do Vasco. Pode terminar o ano no céu, ou no inferno. Mas não depende exclusivamente de si.

Quem não tem nada a ver com isso e relaxa em banho-maria na última rodada é o Flamengo. Garantido na Libertadores do ano que vem com o título da Copa do Brasil conquistado no último dia 27, o clube rubro-negro apenas cumpre tabela na última rodada, sem chances de conquistar nada no Brasileirão. Apenas observa e se prepara para enfrentar o Cruzeiro, campeão brasileiro com antecedência, no sábado, em jogo que não vale nada pra nenhum dos clubes.

As chances e o palpite

TimePontosChances de Rebaixamento
Internacional 47 0,05%
Criciúma 46 9,5%
Coritiba 45 47%
Vasco 44 63%
Fluminense 43 80%
Ponte Preta 36 100%
Náutico 17 100%

Os cálculos do matemático Oswald de Souza deixam expostos os números alarmantes dos postulantes ao Z-4. As chances do Fluminense ser rebaixado são de 80% e a do Vasco de 63%. Se os dois caírem juntos, são 43%. No entanto, não acho que caem os dois.

A situação do Vasco é muito mais delicada que a do Fluminense, embora os números mostrem o contrário. Enquanto o Vasco enfrenta um adversário melhor qualificado que o do Flu, o Atlético-PR precisa vencer para confirmar suas chances de ir à Libertadores. O Bahia, entretanto, não tem mais nada a lutar no Brasileirão e um eventual relaxamento pode acontecer.

É certo que essa semana será repleta de notícias de "malas brancas e pretas" por todo lado. Clubes e empresários supostamente oferecendo dinheiro para que um determinado adversário endureça uma partida, outros que não dificultem. Tudo feito as escondidas e as notícias que devem aparecer não passarão de suposições. E aí, quem vai cair?


Lucas Soares é natural de Juiz de Fora, é jornalista formado pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora em dezembro de 2012 e apaixonado por futebol. Atualmente, é aluno de pós-graduação em Jornalismo Multiplataforma na Universidade Federal de Juiz de Fora, Repórter no portal Acessa.com e Editor-chefe do blog Flamengo em Foco. Já atuou em veículos impressos da cidade e como assessor de imprensa na PJF e na Câmara Municipal.

ACESSA.com - Inferno, purgat?rio e para?so: o futebol carioca em evid?ncia