Ter?a-feira, 6 de janeiro de 2009, atualizada ?s 19 h

Portal ACESSA.com oferece servi?o para quem busca um local para morar



Daniele Gruppi
Rep?rter

O in?cio de ano pode representar uma vida nova para muitos estudantes que est?o deixando suas cidades para ingressarem em uma faculdade. Em busca de melhores oportunidades de forma??o profissional, eles encaram o desafio que inclui a necessidade de procurar um local para morar.

Pensando em atender a este p?blico, o portal ACESSA.com criou em 2005 o servi?o Vagas em Rep?blicas. Trata-se de um espa?o para quem procura ou oferece vagas para morar em Juiz de Fora e outras cidades do pa?s, principalmente, aquelas que recebem muitos estudantes.

Segundo o diretor geral, M?rcio Faria, a ideia de oferecer o servi?o surgiu em virtude do pioneirismo do Portal na divulga??o do resultado do vestibular da Universidade Federal de Juiz de Fora. "Em doze anos de atividade, n?o deixamos de fazer a divulga??o. V?rias pessoas usavam a p?gina para saber se tinham sido ou n?o aprovadas, j? que a da institui??o ficava congestionada. Receb?amos tamb?m e-mails pedindo informa?es, dentre outras, sobre local para morar. Desenvolvemos, ent?o, um programa disponibilizando op?es de acomoda??o para estudantes."

A psic?loga Tatiana Rodrigues de Almeida anunciou pela primeira vez no Portal h? dois anos. "Tenho o h?bito de navegar pelo portal ACESSA.com para ver not?cias e tamb?m a agenda. Encontrei o servi?o por acaso e fiz o an?ncio." O retorno foi positivo. Ela conseguiu uma pessoa do Sul de Minas para dividir o apartamento. H? poucos dias ela fez um novo cadastro. "Como deu certo da primeira vez, estou tentando novamente conhecer outra interessada em morar na rep?blica."

O n?mero de consultas ? p?gina cresce de forma consider?vel. Registros mostram que no ano de 2007 foram 8.167 acessos. Em 2008, foram 26.168. Atualmente, o portal conta com mais de 30 an?ncios online.

Como Funciona

O servi?o ? gratuito. O internauta faz o cadastro, que deve conter nome, telefone, e-mail, cidade, a descri??o do ambiente, a localiza??o e as exig?ncias. Ap?s o preenchimento do formul?rio, a equipe do Portal recebe o an?ncio e avalia a possibilidade de divulga??o. Ao ser publicado, a pessoa que cadastrou recebe um e-mail no endere?o eletr?nico cadastrado.

O an?ncio fica no ar por um per?odo de 30 dias, a partir do momento em que foi publicado. Se a pessoa desejar que fique por mais tempo, ? necess?rio um novo cadastro. Quem procura por uma vaga, seja em rep?blica ou em pens?o, pode acessar o banco para analisar as op?es oferecidas. Apesar das informa?es serem divulgadas no espa?o, o Portal n?o se responsabiliza pelos insucessos dos acordos, j? que serve apenas de instrumento de divulga??o dos an?ncios.

O internauta, al?m de ter acesso ?s acomoda?es, pode verificar atrav?s do servi?o mapas a localiza??o da moradia e ainda saber mais sobre a institui??o em que vai estudar ou que pretende, atrav?s do link onde estudar. "A pessoa que encontra as informa?es que procura volta a acessar o Portal, fidelizando-se ao trabalho que ? desenvolvido", afirma Faria.

Foto da p?gina de Vagas em Rep?blica