Lucas Soares Lucas Soares 6/04/2015

Fabrício: vítima ou culpado?

Na última quarta-feira, 1º de abril, o futebol brasileiro presenciou uma cena de pura raiva do lateral Fabrício, do Internacional. Por algum motivo, o jogador se revoltou com a própria torcida, fez um gesto obsceno, conhecido mundialmente, foi expulso pelo árbitro e, pra completar, ainda tirou a camisa do Inter e jogou no chão, dizendo que nunca mais jogaria pela equipe.

A primeira impressão, claro, foi de não acreditar naquilo que se estava vendo. O que leva um jogador profissional a se desequilibrar e fazer o que fez? É algo imperdoável? Ele deve sair do Internacional? O que os torcedores do Internacional estão pensando? São várias perguntas e afirmações que começaram a surgir nas redes sociais e nos programas esportivos, que gastaram boas horas discutindo o caso.

Passado o "susto", começaram a surgir outras informações. O Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Sul (TJD-RS) vai denunciar o Internacional por injúria racial. Antes do jogador se revoltar, imagens captaram diversas ofensas em direção ao atleta. Tivemos casos de Daniel Alves e Tinga, que responderam na bola o que ouviram, ou mesmo o caso do goleiro Aranha, que procurou a Polícia e registrou queixa. Fabrício teve uma reação distinta e não pode ser culpado por isso.

Os coxinhas, termo popularizado pelo comentarista Mauro Cezar Pereira, da ESPN, já dizem que em nenhuma hipótese o jogador poderia ter feito o que fez. Mas e a ação e reação? Fabrício tem um histórico de descontrole emocional, foi ofendido pela torcida do time que defende a camisa há quatro anos e sua reação, embora idiota, foi justa. Ninguém merece ser ofendido pela cor da pele. Se quisessem o xingar, que o fizessem por outras formas, mas nunca por ele ser negro.

O futuro do jogador será anunciado em breve pelo Internacional. Não acho que o atleta deve ficar, mas acredito que a diretoria do clube deve perdoá-lo e deixá-lo seguir sua carreira em outra equipe. Seria burrice fazer uma rescisão unilateral de um atleta com bom valor de mercado, tendo que pagar uma multa alta. O melhor a fazer é deixá-lo afastado e colocá-lo a disposição para venda ou empréstimo. E se eu fosse torcedor do Inter, dificilmente o aceitaria no meu time sem um pedido público de desculpas, que não veio até o momento, e muita dedicação em todas as partidas posteriores.

Pra você, o Fabrício é vítima ou culpado?


Lucas Soares é natural de Juiz de Fora, jornalista formado pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora em dezembro de 2012 e pós-graduado em Jornalismo Multiplataforma na Universidade Federal de Juiz de Fora. Apaixonado por futebol, repórter no portal Acessa.com e Editor-chefe do blog Flamengo em Foco. Já atuou em veículos impressos da cidade e como assessor de imprensa na PJF e na Câmara Municipal.

ACESSA.com - Fabr?cio: v?tima ou culpado?