Lucas Soares Lucas Soares 28/09/2015

Entreguem a taça ao Corinthians!

Já temos definido o campeão brasileiro de 2015. Após a 28ª rodada, faltando dez a serem disputadas, o Corinthians já pode se sentir com as duas mãos na taça, só reunindo as forças para levantá-la, muito provavelmente, em novembro. A regularidade da equipe paulista - com ou sem ajuda dos árbitros, chega a ser impressionante. A derrota para o Internacional há duas rodadas de nada atrapalhou o planejamento de Tite e companhia.

A distância de sete pontos para ser tirada, de um time com a média do Corinthians, é enorme. Basta olhar os números da equipe no Brasileirão: são 18 vitórias, 6 empates e apenas quatro derrotas em 28 jogos. A equipe ainda tem a melhor defesa e o segundo melhor ataque da competição, mesmo perdendo peças importantes por lesão e substituindo com contratações vindas da segundona (caso de Luciano e Lucca).

O empate do Atlético-MG contra o rebaixado Joinville foi a gota d'água. Se o Galo planejava enfrentar o líder no Horto, na 33ª rodada, com uma diferença de dois pontos, isso acabou. Os próximos quatro adversários corintianos - Ponte Preta (F), Goiás (C), Atlético-PR (F) e Flamengo (C) - são, teoricamente, fáceis. Se fosse chutar, acredito que apenas o Atlético-PR tem potencial para dificultar um pouco as coisas para o Corinthians.

Enquanto isso, a tabela do Atlético-MG é um pouco mais complicada. Para manter a diferença de sete pontos (supondo que o Timão vença as próximas quatro partidas), o Galo precisa vencer o Coritiba (F), Internacional (C), Sport (F) e Ponte Preta (C). O Inter e o Sport são adversários que vão ser difíceis de serem batidos.

O Grêmio apareceu correndo por fora, mas com nove pontos atrás, a tarefa é ainda mais complicada, até porque o único confronto direto dos gaúchos é contra o Galo, na penúltima rodada. Nessa altura, é provável que já conheçamos o campeão.

Freguesia

Enquanto isso, segue a sina do Flamengo de ser freguês do Vasco em 2015. Foram duas vitórias, dois empates e quatro derrotas. Incrível como o fator emocional vem afetando a equipe rubro-negra nos duelos contra o maior rival este ano. Talvez pelas diversas provocações feitas pelos atletas e pela torcida flamenguista à situação do Vasco, o castigo seja merecido. O Flamengo, por outro lado, necessita se reabilitar rapidamente se ainda quiser sonhar com G4, enquanto o Vasco segue em busca de sete vitórias nas dez rodadas faltantes. A situação segue difícil até o final da competição.


Lucas Soares é natural de Juiz de Fora, jornalista formado pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora em dezembro de 2012 e pós-graduado em Jornalismo Multiplataforma na Universidade Federal de Juiz de Fora. Apaixonado por futebol e repórter no portal Acessa.com. Já atuou em veículos impressos da cidade, como assessor de imprensa na PJF e na Câmara Municipal e foi editor-chefe do blog Flamengo em Foco por dois anos e sete meses.

ACESSA.com - Entreguem a ta?a ao Corinthians!