Casa na ?rvore Brincar de casinha ? muito comum, mas na casa da ?rvore ? mais legal


Renata Solano
*Colabora??o
16/04/2008

Com a chegada da neta mais velha, Maria Am?lia de Andrade Fortini Toscano (foto abaixo) construiu uma casinha para bonecas. "A ?rika tinha uns cinco anos quando falou que gostaria de uma casinha na ?rvore como tinha na casa dos outros av?s. Contratei um marceneiro para fazer uma na minha casa", comenta.

Para construir uma casinha neste estilo foi preciso adaptar a ?rvore que j? tinha na resid?ncia de Maria Am?lia. "Acho que n?o h? ?rvores desse porte para vender e plantar, eu moro h? uns 25 anos nesta casa e a ?rvore j? estava plantada. Tem cerca de 17 anos que fizemos a casinha na ?rvore e na ?poca minhas netas e meus sobrinhos sempre brincavam de casinha, de comidinha e at? de escolinha no espa?o", lembra.

Hoje, Maria Am?lia comenta que a casinha na ?rvore fascina as crian?as que v?o visitar sua casa. "A fam?lia cresceu e quase n?o tem mais crian?a em casa que se interessa pela ?rvore. Agora tem a minha neta mais nova, mas ela tem s? um aninho, e ainda precisa crescer um pouco para brincar l?", afirma.

Como a casinha, geralmente, ? feita toda em madeira, ? preciso tomar alguns cuidados b?sicos. Para proteger contra as intemp?ries clim?ticas ? preciso passar cera em toda a casinha. "Al?m disso, preciso chamar um bot?nico para conferir o bom estado da ?rvore em si", comenta.

Foto de Maria Am?lia Am?lia diz que na hora de construir a casinha teve a preocupa??o em colocar portas e janelas para deixar o ambiente bem arejado e n?o causar nenhum problema nas crian?as, como falta de ar ou mesmo alergia. "Minha neta sempre gostava de dormir com as amiguinhas na casa, ent?o, a gente tinha que dormir na sala e ficar tomando conta pela janela", conta.

Para montar a casa na ?rvore, foram feitos alguns cortes de galhos para fazer a apoio da casa e sustent?-la no alto da ?rvore. "O estilo dessa j? ? meio aberta, n?o precisou fazer muitos cortes na ?rvore. Para ter uma casa que ag?ente o peso de adultos e de crian?as ? necess?rio que os troncos sejam firmes e que o material usado para a constru??o da casinha seja de boa qualidade", comenta.

Dois metros de altura j? ? emocionante para a grande maioria das crian?as, o que importa mesmo s?o os brinquedos que comp?em a realidade do ambiente, como, por exemplo, alimentos de verdade na hora de cozinhar de mentira. "? preciso tamb?m que haja seguran?a para as crian?as, por isso, nas escadas de acesso ? casa, colocamos um tapete anti-derrapante, em cada degrau", orienta Am?lia.

Para aqueles que n?o t?m condi?es de fazer uma casinha na ?rvore, seja por falta de espa?o ou mesmo por falta de ?rvore com condi?es para receber um peso grande, a dica ? comprar casinhas prontas feitas em pano, madeira ou at? mesmo pl?stico. O importante ? garantir a divers?o e usar a criatividade na hora das brincadeiras.

foto de casa na ?rvore foto de casa na ?rvore

*Renata Solano ? estudante de Comunica??o Social da UFJF