Segunda-feira, 6 de agosto de 2018, atualizada às 7h36

Mais de 20 mil alunos retornam às aulas na UFJF

Da redação

Mais de 20 mil alunos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) se preparam para o começo de mais um semestre letivo, que começa nesta segunda-feira, 6 de agosto. Desse número, 1.286 são calouros no Campus Juiz de Fora – e mais 271 no Campus Avançado de Governador Valadares. Mais que apenas a formação acadêmica, eles terão contato com uma diversidade de pessoas, temas e opiniões, além de atividades culturais e oportunidades profissionais.

Além das atividades acadêmicas, os demais setores da UFJF também voltam ao seu funcionamento regular nesta segunda-feira. Para receber os novos alunos e dar instruções sobre o funcionamento da Universidade, será realizada um evento de boas-vindas aos calouros na terça-feira, 7, com recepção do reitor Marcus David, show da sambista Sandra Portella, dentre outras atrações, a partir das 17h, na Praça Cívica.

Com o início de mais um semestre, a UFJF reafirma sua posição de proibição dos trotes no campus universitário. A Lei Municipal n.º 13.028, de 23 de setembro de 2014, veda também a realização de trotes em quaisquer vias e logradouros da cidade, estando os diretórios e centros acadêmicos que violarem a determinação sujeitos a multa. Aqueles que se sentirem lesados ou constrangidos devem recorrer à Central de Atendimento ou à Ouvidoria para os procedimentos cabíveis.

Ações solidárias, entretanto, são estimuladas e realizadas pelos alunos de alguns cursos, como Engenharia de Produção e os cursos da área de saúde. O Instituto de Artes e Design também possui programação especial para a integração de calouros e veteranos. A Semana do Calouro do Instituto de Artes e Design (Séca) acontece no início do período letivo e conta com palestras, oficinas ministradas por professores, alunos e artistas locais, além de uma feirinha onde os estudantes podem expor e comercializar suas produções.

Calouro ou veterano, todos os alunos devem ficar atentos e checar o calendário acadêmico para estarem cientes sobre datas e prazos deste semestre. Já para os calouros, foi criada uma seleção de informações importantes para a sobrevivência no campus. Como a Universidade é um ambiente complexo, listamos abaixo alguns dos principais serviços da instituição para que os novos alunos adentrem este espaço sabendo mais sobre seu funcionamento e oportunidades.

Transporte

Muitos calouros têm dúvidas com relação aos ônibus urbanos que passam pelo campus. Além das linhas 525, 535, 545 e 555, que têm o campus como destino, existem linhas urbanas de bairros que transitam pelo anel viário da Universidade. Pensando nisso, foi elaborada uma página com todas as informações sobre os ônibus que podem ser utilizados para se chegar à UFJF. Além dos ônibus urbanos, existem os circulares, ônibus cinzas que transitam pelo campus e levam gratuitamente os estudantes de um ponto a outro na Universidade. Eles rodam durante todo o período de funcionamento da UFJF e, durante os horário de almoço e jantar do RU, são disponibilizadas mais linhas.


ACESSA.com - Mais de 20 mil alunos retornam ?s aulas na UFJF