Lucas Soares Lucas Soares 22/02/2016

Neymar e a Seleção Olímpica

Na noite do último domingo, 21 de fevereiro, foram sorteados os grupos da Copa América Centenário, que será disputada nos Estados Unidos em junho. O Brasil caiu num grupo relativamente fácil, e vai enfrentar Equador, Haiti e Peru, nessa ordem.

A grande dúvida paira em torno da convocação de Neymar para a competição. Isso porque, apesar de ser uma data oficial da FIFA, as Olimpíadas do Rio de Janeiro não são. E está bem claro que a prioridade é a sonhada medalha ouro. A polêmica acontece porque o calendário de jogos do Barcelona é grande e a boa fase da equipe "não ajuda". Neymar é titular indiscutível do ataque, raramente se machuca ou é poupado. Na ausência de Messi, é dele a responsabilidade de comandar o time. Deve fazer esta temporada, só pelo clube, umas 50 partidas.

Dunga trabalha para convencer Luis Henrique, técnico do Barça, a liberar o atleta. O treinador da seleção argentina, por exemplo, já descartou a participação de Messi no Rio. Para nós, Neymar é a maior esperança pelo Ouro, principalmente diante das "fracas" opções que temos no sub-23.

Por mim, os jogadores que vão disputar as Olimpíadas deveriam ser poupados da Copa América. Afinal, apesar de ter um "tom oficial", é uma competição festiva. E nós tivemos boas experiências na disputa dessa competição em anos anteriores com times "alternativos", sem as estrelas. Quer ver? Se fosse hoje, os 23 convocados - que não disputariam as Olimpíadas, poderiam ser.

Goleiros

Jefferson (Botafogo)
Marcelo Grohe (Grêmio)
Cássio (Corinthians)

Laterais direitos

Danilo (Real Madrid-ESP)
Daniel Alves (Barcelona-ESP)

Laterais esquerdos

Marcelo (Real Madrid-ESP)
Filipe Alves (Chelsea-ING)

Zagueiros

David Luiz (Paris Saint-Germain-FRA)
Thiago Silva (Paris Saint-Germain-FRA)
Gil (Shandong Luneng-CHI)
Felipe (Corinthians)

Volantes

Ramires (Jiangsu Suning-CHI)
Fernandinho (Manchester City-ING)
Elias (Corinthians)
Luiz Gustavo (Wolfsburg-ALE)

Meio-campistas

Lucas Lima (Santos)
Nenê (Vasco)
Phillipe Coutinho (Liverpool-ING)
William (Chelsea-ING)

Atacantes

Ricardo Oliveira (Santos)
Jonas (Benfica-POR)
Hulk (Zenit-RUS)
Douglas Costa (Bayern-ALE)

Reparem que não consta nessa lista Neymar, o goleiro Alisson (Internacional) e Miranda (Inter de Milão-ITA), já que Dunga anunciou que pretende levar um goleiro e um zagueiro, além do astro, que seriam os atletas acima dos 23 anos para as Olimpíadas. Os três são os nomes que o treinador mostrou confiança nos últimos jogos.

Já a lista dos Jogos do Rio - lembrando que é composta "apenas" por 18 atletas - podemos ter:

Goleiros

Alisson (Internacional) 
Ederson (Benfica-POR) 

Laterais

Maicon (Sport)
Douglas Santos (Atlético-MG)
Wendell (Leverkusen-ALE) 

Zagueiros

Miranda (Inter de Milão-ITA)
Marlon (Fluminense)
Lucão (São Paulo) 

Volantes

Casemiro (Real Madrid-ESP)
Rodrigo Caio (São Paulo)
Walace (Grêmio) 

Meio-campistas

Felipe Anderson (Lazio-ITA)
Valdívia (Internacional)
Vitinho (Internacional)

Atacantes

Neymar (Barcelona-ESP)
Gabigol (Santos)
Luan (Grêmio) 
Gabriel Jesus (Palmeiras) 

Dentro do possível, é necessário montar duas seleções que, no papal, seriam bastante competitivas. Isso, claro, uma análise de hoje! Ainda resta três meses para a convocação da Copa América e mais cinco até a Olimpíada. Podemos ter lesões, novos talentos (o que seria muitíssimo bem vindo) e quedas de desempenho. O que você acha?


Lucas Soares é natural de Juiz de Fora, jornalista formado pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora em dezembro de 2012 e pós-graduado em Jornalismo Multiplataforma na Universidade Federal de Juiz de Fora. Apaixonado por futebol e repórter no portal Acessa.com. Já atuou em veículos impressos da cidade, como assessor de imprensa na PJF e na Câmara Municipal e foi editor-chefe do blog Flamengo em Foco por dois anos e sete meses.

Os autores dos artigos assumem inteira responsabilidade pelo conteúdo dos textos de sua autoria. A opinião dos autores não necessariamente expressa a linha editorial e a visão do Portal ACESSA.com

ACESSA.com - Neymar e a Sele??o Ol?mpica