• Assinantes
  • Esporte
    Segunda-feira, 31 de maio de 2010, atualizada às 13h

    Juizforanos conseguem bons resultados no Ironman e 10 Milhas do RJ

    Pablo Cordeiro
    *Colaboração

    O domingo, 30 de maio, foi movimentado para os triatletas e maratonistas que representaram Juiz de Fora no Ironman Brasil 2010 e nas 10 Milhas do Rio de Janeiro. Na primeira competição, que reuniu 1.625 triatletas de várias partes do mundo, Marcos Barroso ficou na 940ª posição e Leonardo Poncinelli conseguiu a 1.019ª colocação. Lucas Leite também participou da competição. Nas 10 Milhas do RJ, Marcos Hallack e Edson Nascimento alcançaram o terceiro lugar no pódio.

    Em sua primeira participação no Ironman, Poncinelli, que é médico radiologista, completou a prova em 12 horas e 34 minutos e alcançou o 174º lugar na categoria que compete, de 40 a 44 anos. "Estou muito feliz. Para quem compete pela primeira vez o objetivo é sempre terminar a prova. Agora, o planejamento é diminuir o tempo", destaca o triatleta. A grande dificuldade foi na hora da maratona e nas transições das provas. "Já esperava sofrer na maratona. Tive um aprendizado legal e, como já conheço a prova, posso treinar mais para melhorar o final. Nas transições faltou organização. Quando deveria demorar cinco minutos para trocar de roupa para a próxima prova, demorava 10."

    O médico fala não só de dor muscular e de cansaço, mas também de estafa psicológica. "A gente começa a sentir dores e precisa chegar no final do percurso. Você acaba negociando consigo mesmo. Dá vontade de desistir, mas a ideia é justamente o contrário", afirma. No próximo ano, Poncinelli pretende baixar o tempo a qualquer custo. Com a experiência adquirida, o triatleta também pretende melhorar seu tempo no meio Ironman em novembro. 

    Marcos Barroso completou a prova em 12 horas, 20 minutos e 33 segundos. Em sua categoria, de 35 a 39 anos, ficou na 223ª posição. Segundo seu treinador, Marcos Hallack, para o segundo ano de prova, o atleta está de parabéns. "O desafio é grande. Ele não conseguiu pedalar direito e o ciclismo foi aquém. Na maratona, ganhou muitas posições", comenta. O tempo de Barroso na maratona foi de 4 horas, 37 minutos e 20 segundos. O juizforano Lucas Leite comemorou o seu melhor resultado, concluindo em 10 horas e 7 min. Na quarta vez que encara a prova conquistou a 15ª colocação na categoria 25 a 29 anos, sendo o 6º melhor brasileiro na disputa.

    A primeira posição geral ficou com o australiano Luke McKenzie, que fez sua estreia na prova e quebrou o recorde masculino (8 horas, 11 minutos e 10 segundos), que durava desde a primeira edição, com a marca de 8 horas, 7 minutos e 38 segundos. No feminino, a vitória ficou com a também estreante Tereza Macel, que tem cidadania canadense e tcheca, com o tempo de 9 horas, 19 minutos e 12 segundos. A melhor posição brasileira foi alcançada pelo goiano Santiago Ascenço, que chegou em terceiro lugar, com o tempo de 8 horas, 18 minutos e 32 segundos. No feminino, Silvia Fusco foi a melhor brasileira. Ela fez a prova em 10 horas, 15 minutos e 56 segundos e conquistou a sétima colocação.

    Pódio nas 10 Milhas

    No Rio de Janeiro, a dupla Marcos Hallack e Edson Nascimento subiu ao pódio na terceira colocação da maratona 10 Milhas. O tempo oficial dos corredores não foi divulgado. Segundo Hallack, a disputa foi acirrada pelo nível dos atletas e o objetivo, cumprido.

    Para Nascimento, o resultado foi bom e compensou o cansaço e a dificuldade imposta pelos atletas adversários. "No decorrer, não achava que dava para pegar o pódio. Entreguei em segundo para o Marcos e ele fechou em terceiro. O empenho foi legal", ressalta. Os próximos desafios do atleta serão a corrida de Filgueiras a Chácara no dia 13 de junho e a Meia Maratona Internacional no Rio de Janeiro, em agosto. Hallack se prepara para a segunda etapa do Carioca de Triathlon, no dia 20, no Rio de Janeiro. Nos dois últimos anos ele terminou em 1º lugar e na primeira etapa de 2010 também conseguiu a colocação.   

    *Pablo Cordeiro é estudante do 10º período de Comunicação Social da UFJF

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.