Terça-feira, 13 de julho de 2010, atualizada às 16h26

Seletivas dos Jogos Pan-americanos revelam um alto padrão de atletas

Carolina Gomes
Repórter

Tiveram início nesta terça-feira, 13 de julho, as seletivas nacionais dos Jogos Pan-americanos Escolares. Estão em Juiz de Fora 725 atletas de todo o país, a fim de decidir quais irão representar o Brasil em cada modalidade nos jogos, que serão realizados entre os dias 23 e 30 de agosto.

As seletivas começaram às 9h e as disputas estão sendo realizadas no Centro Olímpico da Faculdade de Educação Física  e Desportos (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), no Sport Club Juiz de Fora, no Colégio dos Jesuítas e Estádio Municipal Radialista Mário Helênio.

De acordo com o coordenador da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG), Marcelo Salgado de Oliveira, a maioria dos esportes possui chave única, com exceção do basquete e handebol masculinos. "Esportes como natação e atletismo já apresentaram alguns classificados nesta terça, os demais seguirão a disputa."

O coordenador de uma das delegações, Luiz Henrique Távira, ressaltou que o nível das equipes está muito bom. Ele afirma que não tinha referências dos adversários, contudo, se surpreendeu com o nível, principalmente do futebol de campo. "Há um equilíbrio muito grande entre os Estados, a qualidade está muito boa", declara.

O secretário de Esporte e Lazer (SEL) de Juiz de Fora, Renato Miranda, também ressaltou a qualidade técnica apresentada pelos atletas. "O nível está muito bom, com certeza o Brasil estará bem representado no jogos."

Atletismo Natação
Adaptações

No primeiro dia das seletivas nacionais, algumas adaptações foram necessárias para que tudo transcorresse dentro do esperado. Távira destacou que foram verificados alguns problemas de logística, o que ocasionou o atraso da alimentação dos atletas e, consequentemente, a chegada aos locais de competição. Miranda explicou o atraso foi acarretado pela demora na chegada de algumas delegações. "Isso acabou ocasionando o atraso dos demais."

Para solucionar o imprevisto, o secretário afirma que os horários de ônibus foram ampliados, com objetivo de melhor atender aos atletas. Além disso, o Miranda destacou que a coordenação de horário deve ser uma ação conjunta entre a organização e as delegações.

O titular da pasta lembrou ainda que a logística da seletiva é um pouco diferente do que será visto durante os jogos. Nesta semana, os 725 atletas estão acomodados em alojamentos espalhados pela cidade, enquanto que, no período de realização dos jogos, as acomodações serão em hotéis, com ônibus escoltados disponíveis para o transporte das delegações.

Jogos de quarta (14/7)

Basquete feminino: Minas Gerais x Espírito Santo (16h) e Ceará x Santa Catarina (17h30)

Handebol feminino: Distrito Federal x Pernambuco (17h30)

Handebol masculino: Espírito Santo x Mato Grosso (16h)

Vôlei feminino: Rio de Janeiro x Goiás (15h)


Basquete:
 
Masculino
Distrito Federal 50 x 39 Santa Catarina
Pernambuco 120 x 44 Goiás
Rio de Janeiro 70 x 53 Espirito Santo
 
Handebol
 
Masculino
Minas Gerais 27 x 19 Rio de Janeiro
Santa Catarina 35 x 14 Goiás
 
Feminino
Minas Gerais 18 x 18 Rio de Janeiro
 
Voleibol
Masculino
Minas Gerais 3 x 0 Santa Catarina
Distrito Federal 3 x 1 Goiás
 
Futebol
 
Masculino
Minas Gerais 2 x 1 Distrito Federal
Goiás 0 x 0 Espírito Santo