Terça-feira, 18 de janeiro de 2011, atualizada às 15h41

Juiz-foranos pretendem manter tradição de vitórias no Rally Piocerá

Aline Furtado
Repórter
Cerapió 2010

Pilotos e navegadores de Juiz de Fora que participarão, pela terceira vez, do Rally Piocerá, realizado no Nordeste do país, pretendem manter a tradição de vitória na prova, marcada para ocorrer entre os dias 23 e 29 de janeiro. Este ano, a competição chega a sua 24ª edição. Juiz de Fora será representada nas categorias carros 4x4 e quadriciclos.

A equipe que vai representar a cidade será formada pelas duplas Wander Cortes (piloto) e Matheus Mazzei (navegador) e Mário de Landa (piloto) e Luiz Antonio Cavalieri (navegador), ambas disputando em carros. Nos quadriciclos, estarão os pilotos campeões Leonardo Vieira, que venceu a competição em 2009, e Weidner Moreira, atual campeão. Além disso, o mecânico Lionardo Almada acompanha a equipe.

"Estamos indo para vencer. Temos uma equipe muito boa, além de equipamentos de última geração, o que contribui para que tudo dê certo, mesmo diante do fato de esta prova estar sendo apontada como difícil e pesada", lembra o piloto de regularidade, Wander Cortes, destacando que no primeiro dia de rally, serão 420 quilômetros percorridos em um total de dez horas e meia. Para Cortes, uma das principais dificuldades será o terreno. "Passaremos por locais diversos, como terra, brita e cascalho, por exemplo. Isso dificulta."

O piloto Leonardo Vieira considera que o grande desafio será vencer os trajetos. "A chuva que tem caído sobre todo o país tornou o que é difícil ainda mais complicado. Mas estamos bem preparados e buscamos a vitória." Segundo Vieria, este ano, a briga pelo primeiro lugar será interna. "Como ganhei em 2009 e o Weidner venceu no ano passado, vamos ver quem é quem agora."

A competição off-road tem como roteiro, em 2011, os estados do Piauí, Maranhão e Ceará, com passagem por regiões como Lençóis Maranhenses, Delta do Parnaíba, Parque Nacional de Ubajara e Jericoacoara. A prova tem início em Teresina (PI), no dia 23, com a vistoria técnica e médica de veículos e equipes, respectivamente. A premiação está marcada para Jericoacoara (CE), onde termina o trajeto, no dia 29. Além das categorias carros 4x4 regularidade e quadriciclos, o Rally Piocerá conta motos e bikes.

A animação da equipe juiz-forana deve-se aos bons resultados conquistados na temporada de ralis no ano de 2010, quando Weidner Moreira conquistou, como navegador, nos caminhões, o Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country. Leonardo Vieira foi terceiro no Sertões Séries, nos quadriciclos, em rally de velocidade. Mário de Landa e Luiz Antônio Cavalieri conquistaram o terceiro lugar no Ibitipoca Off Road e Mário e Mazzei ficaram em quinto lugar no Paulista e em sexto na Copa Troller.

Social

Além do incentivo ao turismo da região e ao esporte, os participantes do rally buscam realizar ações sociais e, ainda, conscientizar a população residente nos locais por onde passam. Pilotos e navegadores, ao longo do percurso, fazem a entrega de alimentos e roupas às comunidades carentes encontradas pelo caminho. Há, também, a plantação de árvores frutíferas pela região.

Roteiro - prova de regularidade
 25/1 (terça-feira): Teresina / Barreirinhas – MA

Largada: Jockey Clube do Piauí (6h)
Chegada: Praça da Igreja Matriz (15h25)
Briefing: Grand Solares Resort Lençóis

26/1 (quarta-feira): Barreirinhas - MA / Parnaíba – PI
Largada: Posto Petrobras Leal (9h)
Chegada: Porto das Barcas (14h30)
Briefing: Auditório Associação Comercial - Porto das Barcas

27/1 (quinta-feira): Parnaíba - PI / Ubajara – CE
Largada: Posto Petrobras – Nsra. da Conceição (9h)
Chegada: em frente ao Centro Odontológico/CAGECE (14h)
Briefing: Hotel Pousada da Neblina

Dia 28 – 6ª Feira: Ubajara /Jijoca de Jericoacoara – CE
Largada: em frente a CAGECE (8h) 
Chegada: em frente à Igreja de Santa Luzia (13h50)
Chegada em Jericoacoara (14h50)

Clique aqui e veja o mapa do roteiro do 24º Rally Piocerá

 Os textos são revisados por Thaísa Hosken

A equipe juizforana está escalada com a seguinte formação: nos carros, as duplas Wander Cortes/Matheus Mazzei e Mário de Landa/Luiz Antonio Cavalieri. Nos quadriciclos, os pilotos campeões Leonardo Vieira (vencedor em 2009) e Weidner Moreira (atual campeão).