Sexta-feira, 15 de julho de 2011, atualizada às 12h42

Portal ACESSA.com e Rádio Globo transmitem os jogos do Tupi na Série D do Brasileirão a partir desta segunda-feira

Victor Machado
*Colaboração
Símbolo do Tupi

O Portal ACESSA.com e a Rádio Globo Juiz de Fora começam, nesta segunda-feira, 18 de julho, a transmitir os jogos do Tupi Foot Ball Club pelo Campeonato Brasileiro da Série D. Por meio da parceria, o torcedor poderá acompanhar a luta do Carijó para conseguir uma vaga na Série C em 2012, ano do centenário do clube.

A Rádio Globo é o único veículo da cidade que vai acompanhar o time de Juiz de Fora em todos os jogos, ao vivo. A parceria entre os veículos de comunicação vai permitir que os internautas possam seguir os passos do clube nas partidas. A estreia do Tupi será na segunda-feira, 18, em Itumbiara, no Estádio Juscelino Kubitschek, às 20h30, quando vai enfrentar o Itumbiara.

Para a partida, o Tupi tem uma preocupação, com relação ao atacante Ademilson. O jogador não treinou na última quinta-feira, dia 14, por estar sentindo dores no músculo adutor da coxa direita, problema que aflige o atacante há cerca de dez dias. Apesar da ausência, Ademilson afirmou, via assessoria, que acredita que o imprevisto não vai tirá-lo da viagem a Itumbiara, marcada para este sábado, 16, às 7h.

Preparação

Depois do desafio para conseguir verba e montar a equipe para a disputa do torneio, o Tupi garantiu a participação na Série D no dia 26 de maio. O Carijó herdou a vaga do América de Teófilo Otoni, que desistiu de participar da competição. Além dos adversários em campo, o Tupi terá que enfrentar as longas viagens para conseguir a classificação. O clube juiz-forano está no Grupo 5 da tabela, ao lado de Tocantinópolis (TO), 2.493 km de distância, do Anapolina (GO), 1.098 km, do Gama (DF), 977 km, além do Itumbiara (GO), 932 km.

Para tentar a vaga na Série C, o clube contratou o técnico Ricardo Drubsky, de 51 anos, que comandou o departamento de futebol do Cruzeiro, Atlético-MG e Atlético-PR, além de ter sido técnico de equipes como Atlético Mineiro, Cruzeiro, Democrata-GV, Ipatinga, entre outros. Seu último clube foi o Monte Azul, na Série A2 do Campeonato Paulista, em 2010 e 2011.

A diretoria ainda conseguiu trazer de volta um ídolo da torcida, o atacante Ademilson; manter um dos destaques do Campeonato Mineiro 2011, o goleiro Rodrigo; e apostou na experiência do meia-atacante Luciano Ratinho, que atuou por Corinthians (SP), Juventude (RS), Grêmio (RS) e Paysandu (PA), América Mineiro, no exterior, entre outros.

Histórico

Além da busca pela vaga na Série C, o time de Juiz de Fora pode se tornar o melhor clube em número de pontos conquistados na Série D. O Tupi perde apenas para Uberaba e Madureira, que não disputam a competição em 2011. O Carijó participou das duas edições anteriores e, quando entrar em campo, ficará ao lado de Santa Cruz (PE) e Treze de Campina Grande (PB) como os únicos participantes de todas as edições.

Em 2009 e 2010, o Tupi fez 20 jogos, venceu sete, empatou nove e perdeu quatro. O time marcou 23 gols e sofreu 19. No total, somou 30 pontos. O Uberaba acumulou 37 pontos e o Madureira 35 pontos. Portanto, se o Carijó conquistar três vitórias na disputa pode se tornar o clube com mais pontos ganhos na história da competição nacional.

*Victor Machado é estudante do 7º período de Comunicação Social da Faculdade Estácio de Sá

Os textos são revisados por Thaísa Hosken