Segunda-feira, 29 de agosto de 2011, atualizada às 17h17

Time de vôlei da UFJF estreia, nesta terça-feira, pela fase final da Liga Nacional em Saquarema

Victor Machado
*Colaboração

O time de vôlei da Universidade Federal Juiz de Fora (UFJF) seguiu na manhã desta segunda-feira, 29 de agosto, para Saquarema, onde disputará a partir desta terça-feira, 30, a fase final da Liga Nacional de Vôlei. A Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) confirmou os adversários do time juiz-forano na Chave B. A estreia será contra a equipe da Escola do Corpo de São José dos Campos às 15h. As outras duas partidas que definem os semifinalistas da competição serão contra o Rio Negro, do Amazonas, e UPIS, do Distrito Federal. Outras quatro equipes compõem a chave B do torneio.

Para o técnico Maurício Bara, o grupo será marcado pelo equilíbrio entre as equipes. "O grupo está muito equilibrado. São boas equipes do vôlei brasileiro, mas estamos competitivos e vamos lutar por uma vaga na semifinal." Bara destaca que a tradição dos times do UPIS de Brasília e do São José. "São duas equipes muito tradicionais no cenário nacional, sendo que o UPIS é uma dos favoritos. Já o Rio Negro, não conhecemos muito, mas temos informações importantes sobre o jogo deles."

O treinador pretende aproveitar o ritmo adquirido com as partidas pelo Campeonato Mineiro contra o Minas e o Cruzeiro. Para ele, apesar da derrota nas duas partidas, a equipe mostrou que é capaz de enfrentar qualquer adversário de igual para igual. "Jogamos contra duas equipes da Liga Nacional e mostramos bom volume de jogo. Isso demonstra que estamos fortes e temos condições de enfrentar qualquer adversário."

Para a estreia nesta terça-feira, 30 de agosto, a equipe que entrará em quadra ainda não está definida. O treinador prefere fazer mistério e definir os titulares na manhã de terça, momentos antes da partida. "Tenho hoje (segunda-feira) para definir e amanhã (terça-feira) para definir. Mas o importante é todos estarem prontos para entrar no jogo."

Competição

O time da UFJF está na chave A da competição. A outra chave é composta pelo Clube do Remo do Pará, Sport Club do Recife, Blumenau Pró-Volei e Funvic de São Paulo. Os dois primeiros de cada grupo avançam para as semifinais. Os vencedores classificam-se para a final, marcada para sábado, 3 de setembro, às 9h30, no Ginásio dos Trabalhadores, em Volta Redonda. O campeão e o vice garantem vaga na Superliga. Confira a tabela completa da fase final da competição.

*Victor Machado é estudante do 8º período de Comunicação Social da Faculdade Estácio de Sá

Os textos são revisados por Thaísa Hosken