Segunda-feira, 19 de setembro de 2011, atualizada às 11h13

Tupi vence o Itumbiara e enfrenta o Volta Redonda pelas oitavas de final da Série D

Victor Machado
*Colaboração
Jogadores de Tupi e Itumbiara

Foi com sofrimento até o fim, mas o Tupi conseguiu o resultado que lhe garantia a classificação e a primeira posição no grupo A5 do Campeonato Brasileiro da Série D. Depois da vitória por 1 a 0 sobre o Itumbiara, na tarde do último domingo, 18 de setembro, o Carijó prepara-se para enfrentar o Volta Redonda, segundo colocado na chave A6, no primeiro duelo pelo mata-mata da competição. As datas das duas partidas ainda não foram definidas.

Contra o Itumbiara, o time de Juiz de Fora entrou em campo pressionado e precisando de um bom resultado. O nervosismo apareceu nos primeiros minutos de partida, principalmente, com o Tupi esbarrando em uma defesa forte montada pelo time do Centro-Oeste. De olho também no resultado do jogo entre Anapolina e Tocantinópolis, que atrasou cerca de 20 minutos por falta de ambulância no estádio, o Carijó partiu para cima. O time ficou mais pressionado quando o Anapolina abriu o placar no estádio Jonas Duarte, resultado que obrigava o Tupi a vencer.

Na volta do intervalo, logo aos cinco minutos, Luciano Ratinho fez 1 a 0 para o Carijó. Com a vitória, a equipe estava garantida na segunda fase, mas foi preciso segurar o resultado até o fim. Em Anápolis, o resultado já estava encaminhado e um gol do Itumbiara desclassificaria o Tupi da competição. Ao final da partida, o técnico Ricardo Drubsky afirmou que esse era o momento do time mostrar a sua capacidade e que conseguiu fazer isso desde o início da partida, jogando de forma consciente e criando oportunidades de gol.

No outro jogo da rodada, o Anapolina venceu por 4 a 1 e saiu de campo, reclamando da arbitragem. Mesmo depois de cerca de 20 minutos de atraso, a Xata desconfia do fato de o jogo ter sido encerrado 20 minutos antes do tempo regulamentar por falta de atletas em campo. O Tocantinópolis teve três expulsões e três jogadores machucados.

A reclamação deve-se ao fato de o time Anápolis precisar de fazer 5 a 1 para conseguir a classificação e as lesões terem ocorrido no final da partida, já com o jogo entre Tupi e Itumbiara encerrado. A diretoria do clube afirma no site oficial que deve entrar na justiça "contra a manipulação do resultado desta partida que culminou com a eliminação da equipe".

Os dois classificados do grupo foram Tupi e Itumbiara. O time do Centro-Oeste enfrenta o Vila Nova de Nova Lima, também sem data definida. As oitavas de final começam já neste fim de semana com o Tupi, enfrentando o Volta Redonda fora de casa e o Itumbiara jogando contra o Villa Nova, em Nova Lima.

*Victor Machado é estudante do 8º período de Comunicação Social da Faculdade Estácio de Sá

Os textos são revisados por Thaísa Hosken