Juizforanos se preparam para a estreia do BrasilBares se preparam para receber torcedores. Supermercados e lojas de fogos de artifício ainda aguardam incremento nas vendas

Aline Furtado
Repórter
14/6/2010

Na véspera da estreia do Brasil na Copa do Mundo, a cidade dá indícios da expectativa dos juizforanos com relação à partida em que a nação verde e amarelo enfrenta a Coreia do Norte, marcada para esta terça-feira, 15 de junho. As ruas coloridas e o som das cornetas começam a dar o tom do que pode ser a festa, caso a seleção consiga vencer o primeiro adversário no campeonato.

Ainda que o jogo esteja marcado para a tarde de uma terça-feira, um dos destinos mais procurados pelos torcedores são os bares. Alguns já reforçaram o estoque de bebidas e pratos, mas a decoração ficou para a última hora. "Como já é costume dos brasileiros, deixamos para decorar o bar na véspera do jogo de estreia", conta o atendente de um estabelecimento localizado no bairro São Mateus, Fábio Júnior Barbosa Oliveira.

Embora o início do campeonato mundial não tenha ocasionado aumento no movimento, ele espera que os jogos do Brasil auxiliem a incrementar os negócios. "Creio que a tendência é melhorar a partir de agora", afirma, destacando que o bar conta com quatro televisões para garantir o conforto dos torcedores. No caso da proprietária de uma lanchonete, Ana Cláudia Santos, o investimento está diretamente relacionado aos jogos da seleção brasileira. "Abri a loja há pouco tempo e decidi comprar uma TV maior e mais moderna justamente devido à Copa do Mundo. Já reforcei o estoque de bebidas e creio que a televisão nova é mais uma forma de trazer clientes para cá."

Para os trabalhadores que não serão liberados para assistir aos jogos do Brasil fora do ambiente de trabalho, há empresas que pretendem inovar, garantindo a satisfação dos colaboradores. Este é o caso de uma rede de drogarias, que vai fechar dez minutos antes do início das partidas e abrir dez minutos depois do apito final. "Os funcionários poderão assistir aos jogos dentro das lojas. Ao final da participação da seleção brasileira, as TVs serão sorteadas entre eles", conta o gerente Anderson Costa Rodrigues.

Refrigerante e pipoca

Para o gerente regional de um supermercado da cidade, Alex Marçal, como o primeiro e o terceiro jogos do Brasil durante a primeira fase da Copa serão realizados em dias de semana e em horários de expediente, o movimento deverá ser mais significativo às vésperas da partida marcada para o próximo domingo, dia 20. "Como o tempo de recesso nestes dois jogos, de terça e de sexta-feira, será menor, muita gente vai assistir às partidas nas próprias lojas ou empresas. Com isso, a tendência é vender muito refrigerante e pipoca."

A expectativa de Marçal com relação às vendas para o jogo do dia 19 é maior. "Como não há expediente neste dia, as pessoas costumam se reunir para um almoço ou para um churrasco." O gerente de marketing de uma rede de supermercados, Nelson Júnior, considera que o aumento nas vendas em função do campeonato mundial não tenha sido percebido ainda devido ao frio. "Este final de semana foi atípico na cidade devido às baixas temperaturas. Creio que as vendas devem crescer à medida que as partidas forem engrenando." Segundo o gerente, entre os itens mais procurados estão cerveja e carnes para churrasco.

Para comemorar

As lojas de fogos de artifício esperam crescimento na procura horas antes das partidas. De acordo com o proprietário de um estabelecimento do ramo, Reginaldo José, é comum as pessoas deixarem para comprar na última hora. "Estamos aguardando um incremento entre 20% e 25% nas vendas, em comparação com os dias normais." Já o vendedor de outra loja, Wellington de Oliveira, afirma que já foi percebido aumento na procura por bateria de fogos. "Girândolas são as mais pedidas."

Esquema especial

Devido à grande concentração de pessoas na região do bairro Alto dos Passos (ver mapas) em dias de jogos de futebol, a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) e a Polícia Militar (PM) preparam esquema especial de tráfego. Nesta terça-feira, dia 15, acessos ao bairro serão impedidos devido ao fechamento dos seguintes cruzamentos: rua Dom Viçoso com a Moraes e Castro, Severiano Sarmento com Pedro Botti, Dom Viçoso com Doutor Laureano e rua Dom Silvério com Barão de Aquino. A interdição tem início meia hora antes dos jogos e não há previsão para liberação das vias.

Para orientação do fluxo de veículos, 14 agentes de trânsito atuarão no local, além da Polícia Militar. Fiscais da Secretaria de Atividades Urbanas (SAU) intensificam a fiscalização de posturas, com a intenção de coibir a venda de bebidas alcoólicas por ambulantes, além da venda de bebidas em embalagens de vidro.