Segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012, atualizada às 11h14

UFJF treina para enfrentar adversário direto na briga para permanecer na Superliga

Victor Machado
*Colaboração
Jogo de vôlei Sesi x UFJF

Após a derrota por 3 sets a 0 para o Sesi no último sábado, 4 de fevereiro, e uma sequência de partidas contra adversários tradicionais do vôlei brasileiro, a UFJF tem pela frente um confronto direto contra o Volta Redonda, nesta quarta-feira, 8 de fevereiro. A diferença entre as duas equipes na tabela é de apenas um ponto e ambos brigam pela permanência na Superliga.

Para o técnico do time, Maurício Bara, todos os jogos da competição são importantes, mas este se torna ainda mais fundamental diante do cenário do torneio. "As duas equipes estão muito próximas e a partida torna-se ainda mais importante. Estamos um ponto atrás do Volta Redonda e uma vitória nos faria ganhar uma posição e nos afastaria ainda mais da parte de baixo da tabela."

Bara acredita que o time deve entrar em quadra com o pensamento voltado para a vitória, mesmo que ela seja por 3 a 2. O regulamento da Superliga prevê que a vitória por 3 sets a 2 dá ao vencedor apenas dois, ao contrário dos tradicionais três pontos em caso de vitórias por 3 a 0 ou 3 a 1. "O importante é vencer. O cenário ideal, claro, seria os três pontos. Os jogadores estão focados em buscar uma vitória e sabem da importância do jogo."

O elenco da UFJF retoma os treinamentos nesta segunda-feira, 6 de fevereiro, e treinam também nesta terça, 7. Os treinos são preparativos para a partida contra o Volta Redonda, na quarta-feira, 8 de fevereiro, às 17h30, no ginásio do Tupynambás. A UFJF está na 11ª colocação, com 10 pontos, e o Volta Redonda em 10º, com 11 pontos. No primeiro turno, o time de Juiz de Fora venceu por 3 a 1, fora de casa.

Sesi x UFJF

No sábado, 4 de fevereiro, a UFJF foi até o ginásio da Vila Leopoldina para enfrentar a equipe do técnico Giovane Gávio, o Sesi, de São Paulo, que venceu por 3 a 0. A vitória levou o Sesi aos 31 pontos, empatado na liderança com o Florianópolis e o Vôlei Futuro.

Apesar do resultado, o atual campeão da Superliga teve dificuldades para superar a equipe juiz-forana. No primeiro set, com boas atuações de Hage e Pedrinho, a UFJF chegou a estar vencendo por 12 a 10. A partir do segundo tempo técnico, o Sesi passou a explorar melhor o bloqueio e fechou em 25 a 20.

No segundo set, a UFJF começou forçando o saque e abriu 4 a 0. O Sesi reagiu e conseguiu empatar em 5 a 5. Depois de trocar o levantador Brasília por Danilo, o time de Juiz de Fora conseguiu chegar em vantagem ao primeiro tempo técnico e o set permaneceu equilibrado até o Sesi abrir 22 a 20. Na parte final, dois erros da UFJF deram o set point ao adversário, que conseguiu fechar em 25 a 22.

No último set, o cenário se repetiu, com a UFJF abrindo quatro pontos de vantagem. Porém, o time não resistiu às boas atuações de Murilo, Rodrigão e Wallace, que comandaram a recuperação do Sesi. As duas equipes foram alternando a liderança no placar até o final, quando o time da casa abriu 25 a 22.

*Victor Machado é estudante do 8º período de Comunicação Social da Faculdade Estácio de Sá

Os textos são revisados por Mariana Benicá

ACESSA.com - UFJF enfrenta advers?rio direto na briga para permanecer na Superliga