Tupi tenta classificação inédita para a final do Mineiro

Duelo contra o Atlético-MG pode garantir o Carijó pela primeira vez na história na decisão do torneio

Thiago Stephan
Repórter
27/4/2012
Rodrigo

Em maio, o Tupi completa 100 anos de fundação. Neste longo período, poucas partidas tiveram tamanha importância quanto o duelo deste sábado, 28, contra o Atlético, a segunda da semifinal do Campeonato Mineiro. Em caso de vitória na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, a equipe juiz-forana chegará pela primeira vez à decisão do Estadual. Apesar de saber da dificuldade de enfrentar o Galo da capital diante de sua torcida, o elenco carijó viajou, acreditando que a classificação é possível. O jogo tem início às 18h30.

Michel Cury, autor do gol carijó no empate em 1 a 1 do último domingo, 22, está otimista para a partida. "Estamos trabalhando para ficar à disposição do professor para o que for preciso, seja entrando desde o início ou no decorrer da partida. Estou pronto para ajudar os companheiros. Espero entrar desde o início para ajudar os atacantes e também contribuir com gols", diz Cury, revelando que o Tupi precisará jogar com inteligência para usar a pressão da torcida a seu favor. "A gente sabe que vai haver pressão. Mas tudo vai depender do que a gente fizer. Dependendo, a torcida pode se voltar contra eles", explica.

Jaílton fica ainda mais esperançoso de ver o Tupi classificado após a derrota do Atlético-MG para o Goiás, por 2 a 0, pela Copa do Brasil. "A gente viu o jogo. É um campeonato diferente, mas o Atlético-MG encontrou dificuldade diante do Goiás. Acredito que, com o trabalho que fizemos, temos condições de surpreender. Mas o favoritismo é todo do Atlético-MG, uma equipe de tradição."

Um dos destaques no primeiro jogo da semifinal, o goleiro Rodrigo também acredita na classificação. "Nosso time está bem confiante, porque pode ser uma classificação histórica. Há anos o Tupi faz um bom campeonato, mas cai na semifinal. Nesses dois jogos contra o Atlético nós tiramos várias lições. Não podemos dar espaço, pois eles são muito técnicos e temos que saber aproveitar os contra-ataques. Temos capacidade para passar à próxima fase", afirma, por meio de sua assessoria.

Sobre a pressão da torcida atleticana, o público que promete lotar a Arena do Jacaré não vai incomodar o jogador. Afinal, não chegará nem perto dos cerca de 60 mil que lotaram o Estádio Arruda na final da Série D, contra o Santa Cruz. "Todo jogador gosta de atuar num jogo como esse. Muita torcida. Sabemos da pressão que vai ser, mas nosso time está preparado. Vencemos na final da série D, na casa do Santa Cruz, com o estádio lotado e a maioria do elenco atual estava lá. É focar dentro de campo", completa.

Para a partida, o técnico Moacir Júnior não poderá contar com o zagueiro Sílvio, que recebeu o terceiro cartão amarelo no primeiro jogo da semifinal. Outro que preocupa o treinador é o lateral esquerdo Michel Benhami. Com estiramento na coxa esquerda, fez tratamento com gelo e fisioterapia ao longo da semana para tentar enfrentar o Atlético-MG. A definição deve ocorrer momentos antes da partida.

ACESSA.com - Tupi tenta classifica??o in?dita para a final do Campeonato Mineiro