ffff

Por

ffff
Marcos Hallack  20/08/2015

Definições sobre o Ego do atleta

Existem diferentes definições sobre o Ego. 
Uma maneira simples de encarar o tema é o entendimento de que o Ego é a percepção de autoestima de cada um, nosso senso de importância.

Esportes de endurance (natação, ciclismo, corrida, triathlon e outros) têm grande poder no molde do Ego de seus praticantes, pois de maneira muito clara, escancaram nossas fraquezas e fragilidades físicas e mentais. Eventos extenuantes nos mostram como em um espelho quem verdadeiramente somos, em nossa pequenez e fragilidade. Toda e qualquer condição é volátil, hoje você pode estar em um determinado patamar e amanhã isso simplesmente não mais existe.

É fundamental seguirmos atentos, já que o mundo dos esportes pode também se tornar um enorme catalisador de egos. Hoje o foco do que é importante na essência é facilmente confundido. Muitos equipamentos, tecnologia, suplementos e provas no mercado, o que pode nos cegar para o fato de que, na verdade, o que conta são atitudes cotidianas de persistência, paciência, disciplina, doação e equilíbrio.

Não existem atalhos ou caminho mais fácil. Devemos lembrar sempre que o iniciante de ontem era você, portanto estenda a mão para os que estão chegando agora, você não tem nada a perder e muito a ganhar sobre diferentes aspectos. Vamos sim nos equipar e suplementar, mas não podemos nos esquecer de que não é essa a essência do negócio. O único milagre que existe só acontece com a horta sendo cotidianamente regada. Vamos competir sim, mas com a compreensão clara de que estamos nessa juntos e que só assim faz sentido.

Não devemos desperdiçar a oportunidade de crescimento pessoal, ofuscado por questões menores. Definitivamente não pode ser para ontem, tem que ser para sempre, então vamos com calma, não existe tempo perdido...

Bons treinos,

Marcos Hallack é graduado em Educação Física pela Universo / Juiz de Fora, Graduado em Direito pela Universo / Niterói. Pós-graduando em Ciência do Treinamento Esportivo UFJF, Técnico de Triathlon pela Confederação Brasileira de Triathlon. Atleta da categoria elite do Triathlon nacional. Sempre com excelentes resultados em provas importantíssimas como México 1996, Canada 1999, Austrália 2000, Dinamarca 2005, Colômbia 2009, Argentina 2010, Alemanha 2010 e Peru 2010. Foi por duas vezes classificado entre os 15 melhores triatletas do país (2003 e 2004), Top 5  no Campeonato Brasileiro de Triathlon de Longas Distâncias 2005 e Top 3 em 2010. Tri-Campeão Carioca profissional de triathlon 2008, 2009 e 2010. Top 3 no Campeonato Pan-Americano de Duathlon 2009. Completou o Ironman Brasil em 2006, 2007 e 2008. Top 35 no Ranking Mundial de Duathlon ITU 2010.