Censo antropom?trico será realizado em Juiz de Fora até o dia 16

Por

Censo antropom?trico ser? realizado em Juiz de Fora at? o dia 16
Quinta-feira, 6 de setembro de 2012, atualizada às 12h40

Censo antropométrico será realizado em Juiz de Fora até o dia 16

Da Redação

Juiz de Fora recebe o censo antropométrico, que tem o objetivo de contribuir para uma indústria do vestuário. O estudo ocorre na cidade até o dia 16 de setembro, em um shopping da avenida Presidente Itamar Franco, nº 3600, no bairro Cascatinha.

A iniciativa é uma parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) Modatec com o Senai CETIQT – Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil. O estudo vai tirar as medidas da população brasileira, estabelecendo padrões definitivos separados por faixa etária. A pesquisa começou pelo Rio de Janeiro, estendendo-se para Minas Gerais e demais regiões do Brasil. Os dados são captados aleatoriamente, tomando as medidas de homens e mulheres a partir dos 18 anos em grandes centros de movimentação.

O processo é simples, como conta o diretor do Modatec, Jorge Domingos Peixoto. "Um aparelho de alta tecnologia mede o corpo humano através de flashes luminosos e, em um minuto, detalha o biótipo da pessoa, que também leva essas medidas para casa." Jorge conta ainda que ao final do estudo o Senai terá uma tabela com novas definições de corte para a indústria da moda. "Isso vai dar mais competitividade ao setor de confecções no Estado. É um trabalho fundamental para quem produz moda e também para quem veste." Outras cidades de Minas Gerais ainda receberão o projeto.

Os textos são revisados por Mariana Benicá