?tica nas relações econ?micas. ?tica na vida

Por

?tica nas rela?es econ?micas. ?tica na vida
 Fernando Agra 15/3/2013

Ética nas relações econômicas. Ética na vida

Adoro artigos polêmicos, pois despertam a capacidade de pensar. Pena que alguns leitores ainda não entenderam essa mensagem e tomam as opiniões como questões pessoais. Teve leitor que não gostou do meu artigo imediatamente anterior, publicado em fevereiro, e até rogou praga, citando que eu seria julgado no juízo final por contas das minhas opiniões. Parece inversão de valores. Ele é que está me julgando!

Bom, mas a pedidos de entes queridos, iria escrever, neste mês, sobre o coelhinho da Páscoa (houve até receio de que eu falasse para as crianças que o mesmo não existe e é uma invenção do capitalismo para vender ovos de chocolates a preço de ouro. Jamais faria isso!), entretanto, no início deste mês, minha cunhada, Roseane Agra, enviou, via rede social, a notícia sobre a psiquiatra autora de best-sellers que havia sido acusada de plágio. Um dos sites que noticiaram o caso descreveu que a médica Ana Beatriz Barbosa Silva, registrada no Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro, é acusada de plágios em alguns de seus livros. Com isso, abandonei a ideia de escrever sobre o coelhinho da Páscoa e foquei na notícia supracitada.

No ano passado, eu fiz uma representação contra essa autora junto ao Ministério Público de Minas Gerais, com o seguinte texto que está como Investigação Preliminar – Procon no MPMG – de setembro de 2012, no qual apresentei o seguinte fato: "Comprei o livro Mentes ansiosas - medo e ansiedade além dos limites, de Ana Beatriz Barbosa Silva, CRM 52 53226-7. Para meu espanto, parece que é o mesmo livro com outro título. Tenho outro livro da mesma autora, cujo título é Mentes com medo, da compreensão à superação, publicado pela Integrare Editora Ltda. Senti-me lesado, pois não percebi diferença entre os livros. Senti-me enganado pois comprei o livro Mentes ansiosas, medo e ansiedade além dos limites, achando que era um livro inédito, mas parece o mesmo livro Mentes com medo, da compreensão à superação. Se for o mesmo livro, por que mudar o título? Qual a intenção? Vender mais livros? Enganar os leitores? Quero maiores esclarecimentos. Recebi um e-mail que afirmava que no verso do livro havia uma informação de que Mentes ansiosas - medo e ansiedade além dos limites era uma versão atualizada e ampliada de Mentes com medo, da compreensão à superação. Respondi que essa informação deveria vir na capa do livro para evitar que o consumidor fosse induzido ao erro (como eu e, acredito, muita gente deve ter sido) e, tem mais, por que mudar o título de um livro se era o mesmo livro, apenas revisado?". Sugeri que a autora retirasse o livro do mercado ou fizesse uma nova capa de tal modo a reparar essa situação desconfortável. Seguem fotos das capas dos livros a que me refiro:

Na reportagem do jornal Folha de São Paulo, de 1º de março de 2013, há denúncias de outros plágios da mesma autora (Ana Beatriz Barbosa Silva). Seguem alguns trechos extraídos na íntegra. "Dois psiquiatras acusam as obras de Ana Beatriz de serem 'plágios estarrecedores'. "O próximo passo dessa guerra será dado na semana que vem, quando a médica psiquiatra Ana Carolina Barcelos Cavalcante Vieira promete entrar na Justiça com ação de indenização por danos morais e materiais contra Ana Beatriz e a Objetiva." Ana Carolina diz que, lendo o livro Corações Descontrolados, constatou, "estupefata", que um capítulo que havia escrito a pedido da própria Ana Beatriz fora editado "sem qualquer crédito". "Ela também acusa Ana Beatriz de ter reproduzido, em 'várias e várias passagens', trechos de outros textos de sua autoria, inclusive um que escreveu e publicou no site da clínica Medicina do Comportamento. A clínica pertence a Ana Beatriz e nela Ana Carolina trabalhou como pesquisadora." "Avisados da queixa de Ana Carolina em novembro de 2012, Ana Beatriz e a Objetiva tomaram providências rápidas: substituíram os trechos contestados e providenciaram uma segunda tiragem de Corações Descontrolados. Saiu no mês passado. Segundo o advogado José de Araújo Novaes Neto, que representa os dois acusadores de Ana Beatriz, a tentativa de "emendar" o livro não reparou o problema: 'Eles não fizeram uma errata, não notificaram os leitores. Para piorar, os textos de substituição são simples camuflagens para mascarar ainda mais o evidente plágio cometido.'"

A acusação de Ana Carolina soma-se à do médico Tito Paes de Barros Neto, pesquisador do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP, autor do livro Sem Medo de Ter Medo (Casa do Psicólogo, 2000). Segundo Barros Neto, no início de 2012, uma amiga procurou-o para dizer que tinha lido um livro "igual" ao dele. O pesquisador começou sua busca pela obra "igual" até que topou com Mentes Ansiosas, de Ana Beatriz (2011). "Tomei um susto. O plágio era muito cara de pau. Ela fez simplesmente um copy-paste [copia e cola]." Em outubro passado, o juiz Fernando Bonfietti Izidoro, depois de analisar o livro de Barros Neto e de confrontá-lo com o de Ana Beatriz, decidiu, liminarmente, suspender a comercialização deste último. Assim o juiz explicou: "A análise das duas obras revela semelhanças notórias, sendo que ambas apresentam diversos excertos longos com praticamente o mesmo conteúdo, simplesmente com alterações no estilo da escrita". Mentes Ansiosas foi retirado do mercado.

Caros leitores, eu já havia percebido um autoplágio (ela plagiou um livro dela mesma) de Mentes Ansiosas em relação a Mentes com Medo, agora fiquei estarrecido com o que fora descrito acima, de que Mentes Ansiosas é plágio de outro livro. Se, anteriormente, eu fiquei deveras indignado com a autora (se é que ela pode ser chamada de autora) Ana Beatriz, agora fiquei muito mais aborrecido. Por outro lado, agora que a sociedade, via Folha de São Paulo, tem um conhecimento da situação, rogo que a justiça seja feita. E o que também me espantou foi o espaço que Ana Beatriz Barbosa e Silva tem (ou tinha!) na TV, com entrevistas e participações em programas como os do Faustão, Jô Soares, Ana Maria Braga, Marília Gabriela, Roda Viva e até em novelas de Glória Perez, segundo a reportagem da Folha. E aí eu pergunto: por que a imprensa deu tanto espaço para Ana Beatriz Barbos Silva? E agora, será que a TV vai continuar a chamá-la?

Onde está a ética nas relações econômicas? Onde está a ética na vida? Estamos numa sociedade com crise de valores cujos interesses econômicos e gananciosos falam mais alto. Não tenho mais nem adjetivos para qualificar uma pessoa que procede de maneira similar a de Ana Beatriz Barbosa Silva. Minhas palavras sobre a mesma são impronunciáveis aqui no texto (pessoalmente, até comento com meus alunos).

Finalizo esse artigo, que é muito mais um informativo, com uma solicitação de quem as pessoas resgatem a ética nas relações humanas e exerçam a cidadania e denunciem plágios e quaisquer outras formas de crime. Concluo com meus sinceros agradecimento à minha cunhada Roseane Agra (que é muito mais do que uma cunhada, é literalmente uma irmã), bem como ao amigo e colega professor Plínio Lacerda, que também é Promotor do Ministério Público de Minas Gerais, aqui em Juiz de Fora, que procedeu com os trânmites da representação contra Ana Beatriz. E aí mando um recado aos críticos do meu artigo imediatamente anterior: quem realmente vai ter que prestar contas no juízo final (se é que existe juízo final!)?


Fernando Antônio Agra Santos é Economista pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e professor universitário das faculdades Universo, Estácio de Sá,  Vianna Júnior e da Fundação Educacional Machado Sobrinho, todas as instituições em Juiz de Fora - MG. O autor ministra palestras, para empresas, na área de Educação Financeira, Gestão de pessoas, Relacionamento Interpessoal, Marketing Pessoal e Gestão do Tempo. Saiba mais clicando aqui