Segunda-feira, 4 de março de 2013, atualizada às 12h

Vôlei UFJF perde para o Canoas, mas garante vaga na primeira divisão da Superliga


Da Redação
UFJF x Canoas

O time de vôlei da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) perdeu mais uma partida na Superliga Masculina. No jogo da última rodada da primeira fase, disputado no último sábado, 2 de março, a equipe juiz-forana enfrentou o Canoas (RS) e, mais uma vez, perdeu no tie break, com parciais de 25×20/23×25/27×25/18x 25/12×15. Com o resultado, a equipe terminou a competição com oito pontos, em 11º lugar, mesma colocação da temporada 2011/2012.

Mesmo com a derrota, a UFJF se mantém na primeira divisão da Superliga para a temporada 2013/2014, pois o Funvic/Mídia Fone foi o lanterna na competição, com sete pontos. Das 11 partidas disputadas no primeiro turno da Superliga, a UFJF venceu apenas duas.

O jogo

A Federal entrou em quadra com Victor Hugo, Gelinski, Aureliano, Hugo, Luan, Japa e o líbero Fábio Paes. A UFJF abriu o placar que na primeira parada técnica marcava 8 x 5 para os juiz-foranos. O time da casa continuou liderando a partida e abriu vantagem de 7 pontos contra o Canoas – 14 x 7. No segundo tempo técnico a Federal marcava 16 pontos contra 8 do time do Sul, mostrando melhor preparo em quadra. A equipe de Juiz de Fora fechou o primeiro set em 25 x 20 com 16 pontos de ataque, 2 de saque e 7 de erros do adversário. O maior pontuador foi o oposto Luan, com 4 pontos.

Na segunda parte do jogo, a Federal continuou à frente, abrindo logo no início 4 pontos de vantagem – 4 x 0. Após um lance polêmico, o central do time adversário, Gustavo, reclamou com o juiz e acabou levando cartão amarelo. No primeiro tempo técnico do set o placar apontava a vantagem dos juiz-foranos: 8 x 6. Mas o Canos empatou a partida nos 12 pontos. Na segunda parada técnica o placar apontava a vantagem do time do Sul – 16 x 14. A Federal chegou a passar à frente no placar, 22 x 21, mas após uma disputa acirrada os gaúchos fecharam o set em 25 x 23. A UFJF fez 13 pontos de ataque, 3 de bloqueio e 7 de erros do adversário. O jogador que fez mais pontos foi o ponteiro Japa com 5.

O embate no terceiro set começou disputado. Na primeira parada técnica o placar marcava 7 x 8 para o time o Canoas. A primeira maior vantagem do set aconteceu no segundo tempo técnico, quando o time da casa passou 3 pontos à frente dos visitantes – 16 x 13. A Federal abriu vantagem, 21 x 18, mas o Canoas não aliviou e a decisão só aconteceu no 27º ponto, quando a UFJF fechou em 27 x 25. Foram 17 pontos de ataque, 5 de bloqueio e 5 de erros do adversário. O ponteiro Hugo foi o maior pontuador com 5 pontos.

No quarto set, a Federal entrou em quadra com menos volume de jogo e no primeiro tempo técnico o time de Canoas abriu vantagem sobre o de Juiz de Fora – 8 x 5. A UFJF não conseguiu se encontrar em quadra e na segunda parada técnica os gaúchos continuaram liderando: 16 x 9. O time da casa tentou buscar mas não conseguiu e a equipe do sul fechou o set em 25 x 18. A equipe fez 13 pontos de ataque, 2 de bloqueio e 2 de erros do adversário. O maior pontuador foi oposto Wand com 4 pontos.

Novamente, a decisão da partida foi para o quinto set. No 9º tie break da Federal no campeonato, a equipe da casa abriu o placar, mas na parada técnica o time de Canoas liderava em 8 x 5. O set foi marcado por dois cartões amarelos para os jogadores Dentinho e Bergamo, ambos da equipe do Sul, mas os gaúchos não desanimaram e fecharam o set e o jogo em 15 x 12. A Federal fez 7 pontos de ataque, 1 de bloqueio e 4 de erros do adversário. O maior pontuador foi novamente o oposto Luan, com 5 pontos.

ACESSA.com - V?lei UFJF perde para o Canoas, mas garante vaga na Superliga