• Assinantes
  • Esporte
    Quarta-feira, 2 de julho de 2014, atualizada às 11h48

    Mineirão gerou energia para abastecer mais de mil casas em dois meses

    O estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, palco da vitória do Brasil contra o Chile nos pênaltis no último sábado, 28 de junho, também vem conquistando vitórias com a sua construção.

    Com uma Usina Solar Fotovoltaica (USF) construída na cobertura da arquibancada, o estádio gerou, em dois meses, energia suficiente para abastecer cerca de 1.200 residências de médio porte, o que equivale a mais de 300 megawatts (MWh). A usina foi construída pela Companhia Energética de Minas Gerais - Cemig, em parceria com a Minas Arena, que gerencia o estádio, e o banco alemão KfW, e está em funcionamento desde 25 de abril. Com uma potência de 1,42 MWp (megawatts-pico) e cerca de 6 mil módulos fotovoltaicos, a unidade é a maior usina em cobertura do país e uma das maiores instaladas em arenas esportivas do mundo.

    De acordo com informações da Minas Arena, 10% da energia que é gerada retorna para ser utilizada dentro do Gigante da Pampulha. Este número rendeu ao Mineirão o selo LEED Platinum do U.S. Green Building Council (USGBC), órgão responsável pela certificação utilizada em 143 países para incentivar a transformação dos projetos, obra e operação das edificações, sempre com foco na sustentabilidade de suas atuações. A arena também é o primeiro e único do país a ganhar a qualificação máxima. Para conquistar o certificado, foi preciso cumprir oito conjuntos de pré-requisitos, além de apresentar inovações sustentáveis, como o caso da fonte de energia renovável do Mineirão.

    Com informações da Cemig.

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.