Quarta-feira, 2 de julho de 2014, atualizada às 11h48

Mineirão gerou energia para abastecer mais de mil casas em dois meses

O estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, palco da vitória do Brasil contra o Chile nos pênaltis no último sábado, 28 de junho, também vem conquistando vitórias com a sua construção.

Com uma Usina Solar Fotovoltaica (USF) construída na cobertura da arquibancada, o estádio gerou, em dois meses, energia suficiente para abastecer cerca de 1.200 residências de médio porte, o que equivale a mais de 300 megawatts (MWh). A usina foi construída pela Companhia Energética de Minas Gerais - Cemig, em parceria com a Minas Arena, que gerencia o estádio, e o banco alemão KfW, e está em funcionamento desde 25 de abril. Com uma potência de 1,42 MWp (megawatts-pico) e cerca de 6 mil módulos fotovoltaicos, a unidade é a maior usina em cobertura do país e uma das maiores instaladas em arenas esportivas do mundo.

De acordo com informações da Minas Arena, 10% da energia que é gerada retorna para ser utilizada dentro do Gigante da Pampulha. Este número rendeu ao Mineirão o selo LEED Platinum do U.S. Green Building Council (USGBC), órgão responsável pela certificação utilizada em 143 países para incentivar a transformação dos projetos, obra e operação das edificações, sempre com foco na sustentabilidade de suas atuações. A arena também é o primeiro e único do país a ganhar a qualificação máxima. Para conquistar o certificado, foi preciso cumprir oito conjuntos de pré-requisitos, além de apresentar inovações sustentáveis, como o caso da fonte de energia renovável do Mineirão.

Com informações da Cemig.

ACESSA.com - Mineir?o gerou energia para abastecer mais de mil casas em dois meses