Novo treinador se apresenta ao Tupi Jos? Carlos Amaral retorna ao clube dez anos depois de sua
?ltima passagem pelos gramados de Santa Terezinha


Guilherme Ar?as
Rep?rter
16/12/2008

O t?cnico Jos? Carlos Amaral foi apresentado ? equipe do Tupi no campo de Santa Terezinha, na manh? desta ter?a-feira, 16 de dezembro. O treinador falou rapidamente com os jogadores, que partiram para o treinamento f?sico, em seguida.

Apesar do in?cio dos treinamentos, Amaral ainda vai orientar a contrata??o de novos jogadores para a equipe. Um dos refor?os deve ser na lateral esquerda, j? que Mendes, que ocupava a fun??o, n?o renovou com o clube. "Um bom jogador sempre ser? bem-vindo, desde que esteja dentro das possibilidades financeiras do clube. Neste momento tudo est? na expectativa, porque eu n?o conhe?o o grupo", lembrou o novo treinador.

Al?m da base de jogadores, os auxiliares t?cnicos e preparadores f?sicos vencedores da Ta?a Minas tamb?m devem ser mantidos para 2009. O treinador garantiu que vai propor o in?cio dos treinamentos em tr?s turnos para garantir a prepara??o ideal na estr?ia do Tupi no Campeonato Mineiro, dia 25 de janeiro, contra o Social, em Coronel Fabriciano. O cronograma e as defini?es de treinamentos da pr?-temporada ainda ser?o discutidos entre o treinador e a diretoria.

Amaral se disse privilegiado em poder retornar a Juiz de Fora, treinar o Tupi como campe?o da Ta?a Minas e terceira maior for?a do futebol mineiro, al?m de contar com uma calend?rio importante pela frente. "O grande vencedor sou eu. Cabe a mim agora, passados dez anos, demonstrar que eu sou merecedor do cargo que est?o me dando".

Foto da equipe do Tupi Foto de Jos? Carlos Amaral

Sobre a responsabilidade em substituir um dos treinadores mais vitoriosos da equipe, o t?cnico Wellington Fajardo, Amaral garante que a heran?a pode ser positiva. "Iniciar um bom trabalho ? sempre mais dif?cil. Herdar um bom trabalho normalmente facilita. Cabe a mim demonstrar capacidade, fazer com que o grupo entenda a minha filosofia de trabalho para que nessa continuidade o Tupi siga no caminho das vit?rias".

Nesta segunda, 23 jogadores se apresentaram para os treinamentos f?sicos, entre eles o atacante Ademilson, artilheiro da Ta?a Minas, com seis gols. O goleiro Marcelo Cruz e o atacante Allan, dois dos mais antigos jogadores do clube, ainda n?o treinaram. O volante Lucas Silva e os atacantes Alysson e L? treinam em fase de testes.

Foto do treinamento da equipe do Tupi Foto do treinamento da equipe do Tupi Foto do treinamento da equipe do Tupi
Tupi na Copa do Brasil

O Tupi estr?ia na Copa do Brasil no dia 18 de fevereiro, contra o Crici?ma, pela primeira fase da competi??o. O jogo contra a equipe catarinense ser? disputado no Est?dio Municipal Radialista M?rio Hel?nio, em Juiz de Fora, ?s 20h30. O jogo de volta acontece no dia 4 de mar?o, em Crici?ma.

Se passar pelos desafios, a equipe de Santa Terezinha enfrenta o vencedor de N?utico (PE) e Moto Clube (MA) na segunda fase. Caso avance na competi??o, na fase seguinte o Tupi pode jogar contra times como Flamengo, Paran? ou Fortaleza.

A Copa do Brasil re?ne 64 clubes dos 26 estados e do Distrito Federal, 54 vindos dos campeonatos estaduais ou torneios seletivos e 10 do Ranking da CBF, atualizado em dezembro deste ano. Os jogos da decis?o acontecem nos dias 17 de junho e 1? de julho.