S?bado, 05 de janeiro de 2008, atualizada ?s 10h15

Alexandre Ank se destaca no US Open e conquista o ?ndice para ir as Paraolimp?adas de Pequim 2008


Thiago Werneck
Rep?rter

O mesa tenista juizforano, Alexandre Ank, est? a um passo de representar o Brasil nas Paraolimp?adas de Pequim 2008. Depois de um ?timo resultado no ?ltimo torneio do ano, US Open, o atleta terminou 2007 em 35? no ranking das classes 4-5, sendo que os 36 primeiros t?m a vaga.

A classifica??o para China s? n?o p?de ser comemorada ainda, porque at? o dia 10 de janeiro podem ser feitas corre?es no ranking. A Confedera??o Internacional do T?nis de Mesa Paraol?mpico informa que dia 15 de janeiro vai oficializar os atletas que v?o disputar as Paraolimp?adas.

Para Ank, um sonho a ser realizado. "N?o vejo a hora da federa??o anunciar essa vaga de forma oficial. Vamos esperar, mas semana que vem (7 de janeiro) j? come?o a me preparar fisicamente", diz o atleta. O sonho de conquistar uma medalha aumentou depois do bom resultado no US Open. "Com meus ?ltimos resultados estou confiante que tenho condi?es de conquistar medalha e vou lutar muito por isso".

Em um dos torneiros mais importantes da modalidade, o US Open, Alexandre Ank, ficou em 5? lugar na categoria individual, apenas dentro de sua classe 4. "Perdi para um coreano que depois foi campe?o. Na modalidade por equipes ficamos em quarto: perdemos a semifinal para ucranianos e o terceiro para os coreanos", conta.

O come?o de ano novo para Ank foi o ?nico para descanso nos ?ltimos meses. "Foi excelente o desempenho no US Open e esses primeiros dias do ano me dei umas f?rias. 2007 foi muito corrido, n?o tive tempo para nada e espero melhorar ainda mais meu rendimento. Depois do carnaval vou treinar a parte t?cnica e t?tica novamente". O US Open foi disputado na ?ltima semana de dezembro de 2007.