Artigo
Marketing na internet: um novo paradigma

Colabora??o: Campe
08/05/2001

O fen?meno da internet e do e-commerce gerou um novo conceito de marketing que, hoje, ? baseado nos famosos 4 P's de Marketing: Produto, Pre?o, Pra?a e Promo??o. Esta estrat?gia que dominou o mercado por d?cadas ? totalmente aplic?vel para o com?rcio tradicional, por?m ? dif?cil integr?-lo ao novo papel que as empresas v?m atuando no cen?rio virtual.

Na internet uma informa??o vale mais do que mil produtos. O mercado eletr?nico, ou marketspace, apresenta-se em um novo contexto onde as intera?es ocorrem de forma r?pida e virtual e cuja principal oferta ? a informa??o.

No marketspace os consumidores aprendem de forma diferente, compram de forma diferente. Os pre?os s?o definidos em fun??o da comodidade e das atividades promocionais que agregam valor aos consumidores.

A infra-estrutura tamb?m mudou. No mercado tradicional o cliente vai at? a loja, o produto ? tang?vel e a empresa ? respons?vel por toda a estrutura f?sica, estoques, controles de vendas, etc. Com o com?rcio eletr?nico, a empresa divide esta responsabilidade com o cliente a partir do momento em que o mesmo precisa ter uma estrutura pr?pria (computador, telefone) para efetuar a sua compra.

A marca na internet ? muito mais importante que o pr?prio produto uma vez que o cliente n?o tem contato com o mesmo, apenas suas informa?es e o logo da empresa piscando na parte superior da tela.

Colabora??o:
CAMPE - Consultoria a M?dias
e Pequenas Empresas da
Faculdade de Economia e
Administra??o da UFJF.
www.campe.com.br