Matheus Brum Matheus Brum 10/05/2016


Contando os dias para o sonho

Segundo o dicionário Aurélio, apoteose é um substantivo feminino que significa "ação de incluir entre os Deuses; glorificação, exaltação". Esse, com certeza, é o sentimento que cada torcedor do Tupi sente no momento. Afinal, estamos há três dias de um dos maiores jogos da história do centenário clube. Falta pouco para que o sonho, começado no dia 20 de outubro de 2015, se torne real.

Há exatos sete meses, o que parecia impossível, aconteceu. O "Fantasma do Mineirão" conseguia o acesso à Série B, figurando entre os 40 principais times do país. Desde lá, um sentimento tomou conta de todos: a expectativa. Nunca se ficou tão preocupado com a montagem do elenco como esse ano. Afinal, é temporada de Série B, nada poderia dar errado. Infelizmente, deu. O planejamento não foi bem feito, e o time sucumbiu a um vexatório Campeonato Mineiro.

Depois disso, a expectativa ficou um pouco abalada, talvez com um mix de preocupação e dúvidas sobre a real capacidade do clube. Será que temos condição de "fazer bonito", na B? Ou vamos fracassar como várias outras equipes? Talvez realmente tenha "caído a ficha" de que estamos em um ano totalmente diferente de todos já vivido. Porém, o futebol mexe tanto com o emocional que, após uma mudança drástica no elenco, a confiança já começa a voltar, e a expectativa fica cada vez maior.

É um frio na barriga que aumenta, dia a dia, ao imaginar como estará o Estádio Municipal Radialista Mário Helênio no dia 13 de Maio. Será que estará cheio? Ou vão ter os tradicionais 1.500 torcedores? O time vai se portar bem? Ou o pouco período de treinamento vai pesar? Jogadores vão entrar com o "coração na ponta da chuteira"? Ou vão sentir o peso da competição? Essa "doidera" de sentimentos define como está o sentimento dos carijós.

Para aqueles que torcem contra, um pedido: apoiem. Nesse momento, o futebol de Juiz de Fora deve ser considerado maior do que a paixão pelo Tupi, Sport ou Tupynambás. Temos uma rara chance de ver a história sendo escrita diante nossos olhos. Não podemos deixar isso passar.

Dia 13 é logo ali. Quando os onze jogadores saírem do vestiário e entrarem no gramado do Mário Helênio, às 21h30, com certeza viveremos uma apoteose. Será o momento de glorificação de um clube que lutou muito para chegar até ali. Será o momento de exaltação de vários torcedores que sonharam com esse momento, que mesmo nos momentos ruins estiveram lá, apoiando, faça chuva, faça sol. A partida contra o Goiás não será uma qualquer. Tem tudo para ser daquelas que ficará guardada na cabeça e no coração de muitos torcedores.

O barulho do relógio cresce, na mesma proporção que o frio na barriga, e a expectativa da tão sonhada estreia.


Matheus Brum nascido e criado em Juiz de Fora, jornalista em formação pela Universidade Federal de Juiz de Fora, e desde criança, apaixonado pelo Flamengo e por esportes. Já foi estagiário na Rádio CBN Juiz de Fora. Atualmente é escritor do blog "Entre Ternos e Chuteiras"; colaborador da Web Rádio Nac, apresentando uma coluna de opinião diariamente; editor e apresentador do programa Mosaico, que vai ao ar semanalmente na TVE, canal 12, e é membro da Acesso Comunicação Júnior, Empresa Júnior da Faculdade de Comunicação da UFJF, trabalhando no Departamento de Projetos e no núcleo de Jornalismo.

Os autores dos artigos assumem inteira responsabilidade pelo conteúdo dos textos de sua autoria. A opinião dos autores não necessariamente expressa a linha editorial e a visão do Portal ACESSA.com

ACESSA.com - Contando os dias para o sonho