Projeto Cães de Escola

Por

Projeto C?es de Escola H? mais de um ano projeto tem como objetivo principal aproximar
comunidade escolar e Pol?cia Militar

Guilherme Oliveira
21/06/07

? primeira vista eles podem assustar. Treinados para combater o crime, localizar criminosos, os c?es da Pol?cia Militar t?m sido tamb?m um elo entra as escolas e a institui??o de Seguran?a P?blica.

Criado em mar?o de 2006, o Projeto C?es de Escola, implementado pela 3? CIA de Miss?es Especiais, tem atra?do a aten??o da crian?ada para palestras que integrantes da Pol?cia Militar realizam, principalmente, para alunos da 4?, 5? e 6? s?ries de escolas p?blicas e privadas.

Al?m de tentar estabelecer o fortalecimento no sentimento de confian?a da Pol?cia, levar ao conhecimento da comunidade o objetivo do emprego dos c?es em diversas opera?es, tamb?m est? a inten??o de alertar as crian?as sobre quest?es relativas a drogas, armas, prevenindo a?es como delitos e danos ao patrim?nio.

Com 12 anos de pol?cia, h? quatro trabalhando com c?es da institui??o, o Policial Militar Cabo Luciano, que faz parte de uma das equipes do projeto como palestrante, diz que os resultados s?o bastante positivos e que os c?es al?m de serem uma atra??o ? parte, ajudam a prender a aten??o das crian?as.

"O c?o ? um elo entre n?s e os alunos. Dificilmente conseguir?amos passar uma mensagem para eles sem a presen?a dele. No final da palestra os alunos nos procuram e querem tirar qualquer tipo de d?vida"

Geralmente as escolas que procuram o projeto ? porque est?o encontrando algum tipo de problema, como depreda?es. Inicialmente, em alguns casos, alunos se intimidam um pouco diante da presen?a policial. "? quest?o de tempo, n?s aproximamos mais daquela crian?a atrav?s de brincadeiras, respondemos as d?vidas dela e procuramos ser sempre positivos", diz Luciano que tamb?m destaca alguns n?meros do projeto.

"O resultado inicial que temos ? que foi reduzido em 52% o ?ndice de viol?ncia nas proximidades das escolas. Al?m disso, ? muito importante a proximidade com as crian?as. As vezes elas passam a ser amenizadoras do lar, evitando brigas entre os pais", conta.

Um c?o policial geralmente fica em atividade at? os oito anos de vida. O projeto n?o ? realizado apenas em escolas, mas tamb?m em empresas e outras institui?es. A escola que se interessar pelo projeto deve entrar em contato com a CME, pelo telefone 3229-6203.

Saiba quais s?o os principais objetivos do projeto
  • Estabelecer o fortalecimento no sentimento de confian?a na institui??o Pol?cia Militar

  • Conhecer a realidade da comunidade local com o prop?sito de melhorar e priorizar o atendimento aos anseios da comunidade

  • Atuar de forma preventiva nas escolas coibindo a pr?tica de delitos como dano ao patrim?nio, apologia ao crime, entre outros

  • Coibir o uso e o tr?fico de entorpecentes e o porte ilegal de armas nas escolas e nas imedia?es, com a presen?a de militares do canil que poder?o receber diretamente informa?es e den?ncias