Lustres Decore com o charme da ilumina??o. Saiba em que tipos de ambientes s?o
adequados e qual o mais indicado para sua casa

Fernanda Leonel
Rep?rter
10/08/2007

Eles sobreviveram mesmo com a onda dos tetos rebaixados e da ilumina??o calculada e em pontos. Os lustres, independente do estilo, continuam em alta e cada vez mais ousados.

Jogue fora aquele "globo" velho se voc? quer estar em dia com a moda! Toda casa, por mais simples que seja, cabe um toque de decora??o vindo da ilumina??o.

Isso quer dizer n?o s? que eles est?o acess?veis aos bolsos "magros" e "gordos", como tamb?m, que cada vez mais, combinam com diferentes ambientes.

Engana-se quem pensa que s? casa de "pompa" merece uma lustre. Ou ent?o que para realizar aquele sonho de colocar o lustre de cristal na sala ? preciso remodelar todos os m?veis para combinar com o cl?ssico do modelo.

De acordo com Neide Lawall, que trabalha no ramo h? mais de 20 anos, essa id?ia de tudo "combinadinho" j? passou. Nada impede que uma mesa moderna, de acr?lico, por exemplo, fa?a parte do mesmo ambiente de um lustre cl?ssico.

Ali?s, as pr?prias pe?as est?o mesclando materiais e formas. "Os lustres de cristal voltaram com tudo, mas est?o com uma nova releitura. O material considerado chique, acaba ganhando formas mais modernas", explica Neide.



lustres com cristal vermelho lustre com cristal preto

Os cristais tamb?m ganharam cores. E seguem a mesma (n?o) regra j? citada. N?o precisam combinar com cores de tapetes, arranjos de cima da mesa. Pelo menos, n?o necessariamente, porque se essa op??o for o palpite de quem monta a casa, tamb?m n?o h? problema em brincar com os detalhes.

lustres com cristal vermelho lustre com cristal preto
Tirando d?vidas

Na hora de comprar seu lustre, n?o esque?a de lembrar do espa?o que voc? tem dispon?vel em casa. O tamanho do acess?rio de ilumina??o deve ser diretamente proporcional. Ou seja, nada de escolher aquele modelo cheio de penduricalhos se a sua sala ? pequena.

lustres de cristais e formatos diferentes lustres de cristais e formatos diferentes

Essa dica ali?s, explica outra. Para c?modos como quartos, corredores e banheiros, que tendem a ser os menores da casa, a ilumina??o indicada ? o do tipo plafon - aquelas lumin?rias que ficam mais coladas no teto.

foto de plafon foto de plafon
"Hoje em dia d? pra criar muito em cima de qualquer plafon. Eles s?o variados e os clientes podem contar com uma infinidade de op?es", diz Neide.

lustres de cristais compridos lustre comprido

Para quem gostou daquele lustre mais comprido na loja, a dica ? que ele seja usado em posi?es acima de mesas. E a altura m?nima que ele deve ficar do m?vel ? de, aproximadamente, um metro.