Histórias natalinas estimulam o aprendizado das criançasAs histórias que envolvem o Natal oferecem várias possibilidades para brincar com o imaginário infantil. Mercado tem livros musicais, interativos e em 3D

Eliza Granadeiro
Colaboração*
7/12/2010
Foto dos livros infantis

A leitura é uma das formas mais eficazes para estimular o aprendizado das crianças. E as histórias que envolvem o Natal oferecem várias possibilidades para brincar com o imaginário infantil, por meio das páginas de um livro. Assim, cores, formas, sons e tudo o que a imaginação permitir vira motivo de alegria e também de aprendizado para a criançada.

São inúmeras opções de livros presentes no mercado que trazem temática natalina e que possuem formatos modernos. São títulos com teclado para ensinar a cantar e tocar as músicas natalinas, de desenho interativo, em que se pode desenhar e redesenhar, com pop-ups que formam cenários em três dimensões, em dobraduras, referentes às histórias, entre outros.

"Algumas publicações trabalham com a ideia religiosa do Natal, contam a história de Jesus e outras, tratam do lado fictício, do Papai Noel e dos presentes", explica a vendedora Camila Dias. Além de linguagem mais simples, os livros natalinos têm ilustrações predominantes nas cores azul, vermelho e branco, as cores típicas do Natal.

O vendedor Geraldo Magela afirma que as edições que destacam o lado religioso do Natal, a partir da ideia cristã do significado da data, são procuradas exclusivamente por católicos. "Isso se dá até mesmo como uma forma de afirmação da crença cristã."

Alguns livros trazem as aventuras natalinas de personagens conhecidos da criançada, como Moranguinho, a turma do Mickey, Barbie, Ben 10 e outros. As publicações são específicas para as crianças entre três e dez anos de idade e a margem de preço varia entre R$ 14,90* e R$ 45*.

A vendedora Camila Dias destaca que, nesta época do ano, os livros são mais procurados do que os brinquedos. "A cada ano, as publicações estão mais interativas e algumas se transformam em verdadeiros livros-brinquedos."

    Foto de maria e jose npo deserto Foto de trenó
    A importância dos livros para o desenvolvimento

    Os estímulos de cor, som e formas contidos em livros são muito relevantes para o desenvolvimento das crianças. "As histórias são importantes para a criança aprimorar a capacidade da fala, ou seja, a mais usual forma de expressão", explica a psicóloga Samira Abreu e Silva.

    Samira afirma também que as histórias de Natal trabalham principalmente com a ideia do lúdico, da brincadeira e isso ajuda a estimular o imaginário. "Ao longo das páginas, a criança entra em contato com um mundo de fantasias e, assim, tem a oportunidade de aprender coisas novas."

    A figura do Papai Noel está presente na maioria das publicações. Para a psicóloga, reafirmar essa fantasia também é válido. "Mas, hoje em dia, principalmente por causa da televisão e da internet, as crianças já contestam a existência do Papai Noel."

    Foto de uma dobradura Foto de um livro musical

    Com o próprio desenvolvimento da idade, a criança descobre que na verdade é o pai e a mãe que compram os presentes e não o bom velhinho. "O fato da criança descobrir 'a verdade' não significa qualquer ação traumática para ela", explica a psicóloga. "Na verdade, a criança encara como uma brincadeira o fato de serem os pais o Papai Noel", completa.

    *Valores pesquisados em dezembro de 2010

    *Eliza Granadeiro é estudante do 6° período de Comunicação Social da UFJF

    Os textos são revisados por Thaísa Hosken.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.