Intercambistas ansiosos pelo primeiro Natal em família após viagem

Após mais de um ano fora, jovens fazem planos para matar a saudade ao celebrar a data

Lucas Soares
Repórter
29/11/2014

Quem se propõe a fazer um intercâmbio, ao mesmo tempo em que se agrega conhecimento e experiência em outro país, deixa para trás muitas coisas, como família, amigos, paixões e trabalho. Quando a volta vai se aproximando, vários planos já surgem para o viajante, principalmente aqueles que envolvem a família.

Esse é o caso do estudante Felipe Almeida (foto ao lado), que está há um ano e quatro meses no Canadá. Ele revela que retorna ao Brasil no dia 23 de dezembro, mesma data em que comemora seu aniversário. "Esse ano eu estou muito ansioso para que chegue logo o Natal. As expectativas são as melhores possíveis! Vai ser ótimo poder passar essa data especial com os meus familiares enquanto eu mato a saudade deles", revela. 

Quem também conta as horas para o Natal é o estudante Gustavo Mesquita (foto ao lado), que ficou um ano na Holanda, e retornou ao Brasil há três meses, mas ainda não encontrou boa parte da família. "Tenho uma família muito grande, gente espalhada por todo Brasil, mas todo Natal, nós nos reunimos para almoçar. É uma data para rever os primos e tios e, é claro, bater a nossa pelada de Natal. Para mim, o Natal é importante para a união da família", explica.

No entanto, os dois estudantes contam que, enquanto estiveram fora, conseguiram aproveitar a data. "O Natal de 2013 foi bem diferente de qualquer outro que eu já tive, principalmente porque eu o comemorei longe da minha família, algo que nunca tinha feito. Felizmente eu e dois dos meus roommates fomos acolhidos por uma família de brasileiros que moravam aqui no Canadá, então eu tive uma comemoração bem típica do Brasil, com ceia e troca de presentes. Foi uma experiência bem legal", conta Almeida. Já Mesquita, optou por viajar com os amigos. "Eu estava em um lugar onde não conhecia quase ninguém e estava apenas com um amigo de Juiz de Fora. Foi ótimo porque passamos viajando com outros pessoas, fazendo amizades", afirma.

ACESSA.com - Intercambistas ansiosos pelo primeiro Natal em fam?lia ap?s viagem