Projeto Leguminhos estimula crianças a hábitos alimentares saudáveis

Apaixonada por gastronomia, Kelly Garcia desenhou os 13 personagens que se transformaram em três livros, um DVD e desenho animado

Angeliza Lopes
Repórter
20/02/2016
foto

Treze personagens nutritivos pretendem facilitar a vida dos pais na hora de reeducar seus filhos para uma alimentação mais saudável. Nascida em Cataguases, mas criada em Juiz de Fora, a assessora jurídica Kelly Garcia se aventurou em um projeto voltado para hábitos alimentares e meio ambiente sustentável, para crianças e professores, que teve como resultado o lançamento no final de janeiro de três livros e um DVD/CD dos 'Leguminhos – A Turma da Proteção'. O Super Cão - Hans Kelsen e seus amigos, como Tomatito, Abobrito, Mandioquita, Jilozito e os outros surgiram da paixão de Kelly pela gastronomia, um hobby que se tornou motivador para a criação do fantástico mundo dos Leguminhos.

Há três anos ela traçou meta e colocou como desafio criar algo que pudesse motivar as crianças para a mudança de hábitos alimentares. A má alimentação infantil é um dos principais causadores de problemas como obesidade infantil, diabetes, anemia, hipertensão e colesterol alto. "Como convencer uma criança trocar o nuggets, batata frita e cachorro quente por legumes? Isso seria um grande desafio", confessa. Foi a partir daí que ela teve a ideia de dar vida a cada legumes e criar uma identidade e personalidade a partir da história e cultura de cada um deles. Além disso, cada um teria um superpoder especial, como inteligência, força, sagacidade.

O Abobrito, por exemplo, é originariamente do norte do México e sul dos Estados Unidos, no entanto, é mais forte na cultura norte-americana. "Por isso, ele foi referenciado por este país. A cultura de utilização da abóbora é muito forte nas festas de Hallowen e de Ação de Graças com a receita de torta de abóbora do país norte-americano", explica Kelly. Outra personagem supercharmosa é a Bete Beterraba, que mesmo sendo de origem africana, teve sua história enraizada nas terras francesas. "Na época da abolição da escravatura a Inglaterra fechou o Canal da Mancha para a Europa. Napoleão Bonaparte decidiu investir em pesquisar para saber outra matéria-prima para produção do açúcar e descobriu a beterraba. Hoje o país é maior produtor de açúcar de beterraba no mundo".

foto foto

Outro personagem importante nos quadrinhos é o Super Cão - Hans Kelsen, que faz igual ao 'Popeye' e adquire todas habilidades ao se alimentar dos legumes. "Fiquei com receio dos Leguminhos não chamarem a atenção das crianças, por isso resolvi criar um link entre elas e um animal. Escolhi meu cachorro, que desde pequeno era intolerante a alguns nutrientes, por isso foi acostumado a comer frutas, verduras e legumes. No desenho, quando Hans come cenoura, por exemplo, que é o 'Cenorito', de origem chinesa, passa a dominar as artes marciais. Se ele come uma salada de legumes, fica superpoderoso e pode até voar. Quero que as crianças se identifiquem com o Super Cão e, como ele, ficar com 'super poderes' ao comer a cenoura, chuchu, batata, jiló e outros".

Livros e DVD/CD

A assessora jurídica conta que lançou no mês passado o DVD e CD da turma com 10 músicas animadas e uma vinheta, além dos dois livros com histórias, exercícios educativos sobre alimentação saudável e meio ambiente sustentável e passo a passo de receitas, sendo um para crianças de três a seis anos e outra para faixa etária de sete a 10 anos. O outro é um livro destinado a orientações didáticas com 12 aulas que abordam temas, de forma lúdica, relacionados à nutrição e desnutrição, degradação ambiental, sustentabilidade, equilíbrio ecossistema, osmose, alimento orgânico e agrotóxicos, estatuto da criança e adolescente. Todas as obras passaram por revisão técnica de uma equipe de nutricionistas e médicos da Clínica Metabólica de Belo Horizonte.

fotoPara tentar implementar a ideia nas redes de ensino, a editora Fino Traço e a própria autora conseguiu os primeiros contatos nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e na cidade de Belo Horizonte. Já a obra didática para professores estará disponível ainda este mês para download gratuito pelo site dos Leguminhos.

"Quase todo o projeto eu elaborei sem apoio, com patrocínio apenas para os DVD do Banco Bradesco. Para a elaboração do material contei com parceiros para as artes dos livros e elaboração do site e aplicativos com outras plataformas. Mesmo assim, tenho andado a passos curtos, pois os custos são altos. Conforme surgem necessidades, elaboro novas ideias como é o piloto de bonecos dos Leguminhos. A intenção é que esta ação chegue em todo o país para a conscientização infantil sobre seu papel no meio ambiente e a necessidade de uma alimentação mais saudável".

Desenho Animado

Em março, Kelly pretende lançar o primeiro desenho animado dos Leguminhos, sobre a origem da mandioca no Brasil. "A 'Mandioquita' vai levar dois personagens africanos: 'Jilozito' e 'Inhamito', para conhecer uma tribo indígena tupi-guarani e contar a origem deste legume de origem nacional. A próxima historinha será sobre o Super Cão".

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.