Coletes voltam às ruas e são tendência para o verão A peça, que não apresenta restrições, é caracterizada pela versatilidade de modelos, tecidos e modo de usar

Aline Furtado
Repórter
27/10/2009

O colete é um exemplo de peça que fez parte das coleções passadas e volta como tendência para o verão 2009/2010. Há muito tempo, a peça era usada apenas por homens. Só começou a fazer do guarda-roupa feminino no final do século XIX. No entanto, foi nos anos 60 e 70 que caiu no gosto feminino. Este ano, o colete foi visto nas ruas no final do inverno, combinado com blusa cacharrel, e deve aparecer com força na estação mais quente do ano, garantindo um visual moderno às mulheres.

A peça pode ser encontrada em diversos modelos e tecidos, desde malha até crochê, passando pelo algodão e jeans. O comprimento também é variado, indo dos mais curtos aos mais compridos, chamados cardigans. A versatilidade está ainda no modo de usar, já que pode ser aberto ou fechado, variando de acordo com o gosto de cada mulher.

Não há regras quanto à hora em que deve ser usado. O colete pode ser combinado com camisetas de malha, regatas ou camisas, de modo a compor um visual bonito. E também pode ser sobreposto a um vestido, combinando com salto e acessórios, o que cria um look descolado para a noite.

Colete rosa Colete Colete jeans

Para a gerente de uma loja do Centro da cidade, Bárbara Duarte, trata-se de um aliado na moda de sobreposições. O colete confeccionado em malhas finas, como viscocrepe, viscolycra, e malha devorê (com listras ou estampas), pode ser usado sobre blusas mais largas. "As peças têm vindo com muito babado, o que dá um charme ao visual."

Embora não pareçam, os cardigans (foto abaixo à direita) também são considerados coletes. "A mulher pode usar o cardigan aberto ou fechado com um broche na lateral, dando um ar sofisticado à produção." Segundo Bárbara, as pessoas devem ter cuidado na hora de vestir as peças. "Listras com estampas não combinam, assim como estampas diferentes em um mesmo look."

A gerente de outra loja, Adriana Mourão, destaca que coletes confeccionados em tecidos como linha, crochê e tricô são vistos como peças diferenciadas. "Eles podem ser usados tanto durante o dia quanto à noite." Segundo a gerente, ele tem sido procurado por pessoas de todas as idades. "Como não há muitas restrições quanto ao uso, mulheres de todas as idades têm comprado."

Colete laranja Colete azul Colete de linha

Em algumas lojas, as peças já acabaram. Segundo a gerente de uma loja, Elisângela Machado, o colete confeccionado em jeans não são mais encontrados nos estoques, restando apenas em algodão. "A procura está realmente muito grande, porque é versátil e pode ser combinado com quase tudo, indo de regatas e calças ou shorts até vestidos."

A vendedora de outra loja, Valma Marques, também relata a boa procura. "Tanto as peças curtas quanto os coletes mais longos apresentam boa saída." Para ela, os curtos são mais indicados para mulheres mais magras, pois a cintura fica à mostra. "Se a mulher for mais cheinha, o colete curto vai destacar a região da barriga, o que pode comprometer o visual."

Colete verde Cardigan Colete de crochê

Os textos são revisados por Madalena Fernandes