Larissa Almada Larissa Almada 29/11/2011

O império fashion do branco 

Presença constante no guarda roupa de profissionais da saúde, nos vestidos de noivas e em festas de final de ano, o branco pediu passagem, fixou seu império no mercado da moda e agora reina na vida das fashionistas de plantão! O tom de caráter neutro exala leveza e frescor além de ser signo de elegância e sofisticação da mulher contemporânea. Em sua essência, o branco, considerado pela maioria dos pesquisadores como ausência de cor, é reconhecido como energizante e purificador do corpo, porém, a cor representa uma armadilha tendo em vista que a sua exposição prolongada e sem misturas pode levar ao tédio profundo.

Para que seu visual, então, não se torne sem graça é preciso estar aberto à mistura de texturas, à brincadeira com formas e às aplicações nas peças. Os acessórios são ótimos aliados para imprimir sua personalidade na tela em branco que o look total white proporciona. Os cintos que marcam a silhueta, as bolsas box que são mais quadradas, além dos sapatos tipo espadrilhas – que se assemelham com a anabela - e os tradicionais oxford, são tendências do verão 2012 que resultam em sintonia perfeita para acompanhar o visual branco. As cores turquesa, azul bic, cenoura, além dos clássicos avermelhados e dourados, pincelam o humor nesses acessórios para compor com atitude o seu look.

É preciso salientar que a cor branca - por ter a característica de expandir o campo visual - quando usada no look completo pode resultar no aspecto de aumento corporal. Porém a cor não deve ser evitada, basta apenas ter pequenos cuidados na hora de se vestir. Para valorizar a silhueta, com o branco, as mulheres mais cheias devem optar por peças de corte reto e cintura no lugar. Já as magrinhas conseguem mais volume no quadril por meio de saias e calças com aplicações e recortes. Os longos devem ser usados sem cautela, com exceção das mulheres de estatura baixa, que devem privilegiar os comprimentos mínis ou midis que aparentam alongar a silhueta.

O branco, definitivamente, é presença marcante no mundo da moda! Para as festa de final de ano, então, abuse da cor lembrando das dicas!



Larissa Almada
Mestranda em Comunicação de Moda, Especialista  em Merchandising de Moda. Membro fundadora e conselheira administrativa da ONG LADesign. Docente do Curso Superior Tecnológico em Design de Moda do CES/JF. Consultora em desenvolvimento de projeto em design de moda.