Roberto Monti Roberto Monti 7/11/2011

Não cometa estes erros no Marketing de sua empresa

IlustraçãoSe Você deseja ter sucesso na aplicação do marketing em sua empresa, atenção para não cometer estes erros que poderão ser fatais para o sucesso no mercado altamente concorrido em que vivemos. É bom lembrar que quase 3 bilhões de pessoas estarão usando a internet até 2015 — e o impacto estará, segundo a revista Forbes "na TV, ou em um tablet no seu colo, no escritório, nas viagens, em qualquer lugar".




Marketing sem planejamento

Seria muito mais prático implementar as ações de imediato mas, com certeza, vale muito mais despender um pouco de tempo para planejar as suas ações com ganhos de investimento e de mercado.

Falta de sequência em suas ações

Se Você não planejar, com certeza, deverá rever com muito mais frequência suas ações e portanto causará certa desconfiança no seu Cliente que verá não haver consistência nas ações aplicadas.

Carência de testes e acompanhamento de resultados

O marketing deverá resultar em ganhos para a sua empresa e assim somente por meio de testes e acompanhamento dos resultados é que Você poderá avaliar, com precisão, os resultados alcançados e verificar o acerto das decisões.

Pense que Você sabe tudo sobre seus Clientes e o mercado

Como em qualquer tipo de relação, as coisas vão se alterando, evoluindo ou retrocedendo. Para acompanhar esta oscilação de mercado é necessário aplicar, de tempos em tempos, a pesquisa para conhecer com mais precisão estas mudanças e estudar as alterações que devem ser realizadas. O que seu Cliente quer hoje não significa que será o mesmo amanhã, no próximo mês, no final do ano etc.

Trate o Cliente como você gostaria de ser tratado

Mesmo sendo uma regra básica no relacionamento interpessoal, aplica-se integralmente no relacionamento empresa X Cliente e tem nuances que podem variar para cada Cliente em termos de comunicação — fale com cada grupo de Clientes na linguagem que eles entendam. A pesquisa pode auxiliar neste processo.

Você não está sozinho no mercado

Da mesma forma que Você almeja conquistar maior fatia de mercado, alcançando Clientes de seus concorrentes, eles fazem o mesmo e estão se esforçando para superá-lo. Mantenha atualizadas, sempre que possível, as informações de seus concorrentes, onde estão atuando, como procedem, seus preços, condições etc — esta é uma forma de Você poder antecipar ações, visando manter seus Clientes e aumentar a sua participação no mercado.

Marketing não é só comunicação

A comunicação eficaz é vital para o sucesso mas de nada adianta seu esforço se seu produto ou serviço está abaixo das expectativas dos Clientes, se não promoveu inovações na linha de produtos, se os atendentes não estão treinados, se seu preço não reflete a realidade do mercado.

Não seja um seguidor de concorrentes

Não se contente em acompanhar o que os concorrentes fazem. Procure oferecer algo de novo e que seja difícil de ser copiado — pelo menos por um tempo — para se destacar. Pense: o que posso oferecer para manter o meu Cliente e conquistar novos?

Empresário/Executivo: Analise que erros Você está cometendo e ainda é tempo de corrigir.

Mais artigos

Roberto Monti é consultor de Marketing. Co-autor do livro (IN)Fidelidade, Uma Questão de Qualidade Clientes Sonham, Empresas Concretizam. Editora Virgo - São Paulo, 09/2000.