Roberto Monti Roberto Monti 9/01/2012

Ações que podem ser implementadas para manter e conquistar Clientes

Empresário mexendo no computador
  • Que estratégias usar para manter e conquistar Clientes?

Início de ano com previsões de dificuldades ainda pelas ocorrências na Europa e também em outros países, nossa inflação em 2011 atingindo 6,5%, a revisão do planejamento estratégico é fundamental para acompanhar as oscilações do mercado. Sugerimos algumas ações que poderão auxiliar o Empresário/Executivo atravessar o período com bons resultados. Algumas empresas têm dificuldade em implementar ações simples que podem reverter o quadro negativo que possam estar vivendo. Analise o que pode ser aplicado.

  • Faça que seu produto/serviço seja importante para seus Clientes

Muitos Clientes procuram sua empresa pois consideram que seu produto/serviço é importante para que eles atendam as necessidades e você deve aproveitar esta grande e única oportunidade para conquistar este parceiro valioso. Se você não entender as necessidades deles com certeza não saberá agarrar esta chance para fazer negócio.

A partir do momento que o Cliente sabe o que deseja fica muito mais fácil vender o seu produto/serviço mostrando os benefícios que esta compra poderá proporcionar.

  • A sua empresa é bem administrada?

Em uma época de incerteza muitas vezes não se consegue saber se a empresa – de pequeno ou médio porte - está em condições de sobreviver no mercado pois, não confiam na própria previsão feita ou não utilizaram de boa técnica ao analisar e implantar o planejamento. Empresas de maior porte podem investir mais tempo e recursos no estudo do planejamento analisando durante todo o ano o dia a dia do mercado podendo tomar medidas com maior rapidez para atravessar as intempéries e analisar as reações dos concorrentes. Isto lhes proporciona maior poder de resposta. A boa gestão nada mais é do que um intensivo foco no Cliente e serví-los com lucro. A diminuição no foco no Cliente faz com que a empresa gere insatisfação, perca mercado e consequentemente tenha resultados insatisfatórios.

  • De que forma a sua empresa faz a diferença na vida de seus Clientes?

Visto que as pequenas e médias empresas não podem competir com as de maior porte no quesito preço, podem de forma mais realista criar um vínculo muito forte com seus Clientes incutindo o senso de "necessidade e urgência" em um atendimento diferenciado, pessoal e de exclusividade com seu público. Baixar preços pode ser uma estratégia muito cara para a empresa. Treine seu pessoal para reconhecer e saudar os Clientes ao chegar e lembre-se que o dinheiro gasto pelos Clientes vale muito mais que o seu valor monetário.

  • Você se realiza fazendo negócios?

Torne a experiência do Cliente visitar sua empresa cada vez mais feliz e agradável fazendo que ele tenha prazer em retornar. Isto só será possível se o seu pessoal também se sentir feliz em trabalhar na empresa e transmitir esta satisfação ao Cliente.

Se a sua empresa é bem administrada, agradável de se frequentar, tem forte ligação com os Clientes, com certeza terá expressiva participação no mercado e suplantará as dificuldades que sempre estarão presentes - em maior ou menor grau - na vida do Executivo/Empresário.



Roberto Monti é consultor de Marketing. Co-autor do livro (IN)Fidelidade, Uma Questão de Qualidade Clientes Sonham, Empresas Concretizam. Editora Virgo - São Paulo, 09/2000.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.