Roberto Monti Roberto Monti 8/6/2012

Venda confiança para seu Cliente

HomemAs empresas e os profissionais gastam muito tempo pensando como melhorar o conhecimento do Cliente para conseguir bons resultados em sua atividade. Coletam informações das preferências e diferentes comportamentos para procurar oferecer mais e melhores produtos e serviços. A grande dificuldade é compreender, de forma profunda, as necessidades dos Clientes e de como suprir o suficiente para conquistar a sua lealdade. Preocupados em acertar o foco de sua atividade profissional, esquecem, muitas vezes, de como são vistos pelos compradores de seus produtos/serviços.

Em primeiro lugar, é fundamental considerar que o Cliente, qualquer que seja, quer ser o "único", logo, a personalização deve ser a grande preocupação do atendimento. Ao conhecer as necessidades de cada um de seus Clientes, é possível aumentar a participação na vida deles, fazendo com que economizem tempo com o uso de produtos e serviços de forma mais eficaz.

Para conquistar a lealdade do cliente é necessário encontrar formas de tornar a sua vida mais fácil, uma vez que, cada vez mais, o que ele quer é conveniência. Quando falamos em atendimento, é importante que nos coloquemos no lugar do cliente e estudar como se poderá facilitar o seu acesso, o preparo e fornecimento dos produtos e serviços.

A diferenciação passa pelo conhecimento (lembrar que estamos no século do conhecimento e da comunicação) dos interesses individuais de cada Cliente, para que o profissional possa oferecer o seu serviço de forma personalizada às necessidades requeridas.

A capacidade do profissional em registrar e analisar o comportamento de seus Clientes é que permite criar produtos ou desenvolver serviços que antecipem as necessidades.

Em qualquer atividade, recomendamos a verificação do nível ou grau de satisfação. É muito mais fácil pensarmos nas necessidades dos nossos Clientes e em formas de satisfazê-los, mantendo-os parceiros de nosso negócio, do que, muitas vezes, tentar conquistar novos Clientes. É imprescindível para o ciclo de desenvolvimento de qualquer estrutura empresarial buscar novos mercados, pois além de incrementar o negócio, aumentar a rentabilidade e o faturamento, esses fatores possibilitam a inovação, os novos direcionamentos, as novas trocas e fazem com que toda a cadeira de negócio se desenvolva e prospere.

Muitas empresas cresceram lançando produtos ou serviços que simplificaram a vida dos Clientes. Lembre-se que, hoje, os Clientes não têm muito tempo livre para a escolha de produtos e querem entrar em sua loja, escolher o produto que, via de regra, já está em suas mentes, pagar e sair. Logo, a exposição dos produtos de forma cuidadosa, proporcionando visualização imediata e fácil de serem escolhidos, é uma forma adequada de facilitar a vida de seus Clientes.

Não se esqueça que os Clientes querem tanto produtos novos quanto produtos aperfeiçoados.
Logo, procure adequar os seus produtos/serviços ao gosto de seu público-alvo, antes que seus concorrentes o façam.

As empresas devem passar a praticar o marketing de forma integrada, como forma de poder cumprir as promessas que foram feitas aos seus Clientes, ampliando a sua visão das necessidades, anseios e das mudanças de hábitos. Tenha uma visão mais ampla do setor como um todo para poder prever as tendências e reagir com rapidez para não perder as oportunidades.

Empresário/Executivo: reflita no assunto e veja o que pode ser mudado para melhorar o nível de confiança do Cliente em sua empresa, produtos e serviços.

Mais artigos


Roberto Monti é consultor de Marketing. Co-autor do livro (IN)Fidelidade, Uma Questão de Qualidade Clientes Sonham, Empresas Concretizam. Editora Virgo - São Paulo, 09/2000.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.