
Qual a grande preocupação dos executivos de marketing?
Recentes pesquisas apontam que as principais preocupações dos executivos de marketing são a explosão de informações, as mudanças na localização do consumidor, o grande número de canais de comunicação e as inúmeras opções de mídias sociais. É necessário conhecer os indivíduos e os mercados, investir em novas tecnologias e em análises detalhadas do comportamento dos consumidores.
Isto significa manter contato em todo o ciclo de vida do Cliente, construindo um relacionamento com as comunidades de interesse da empresa, mantendo unidas as faces interna e externas da organização.
Analisar os resultados de marketing e quantificar com a finalidade de melhorar a credibilidade e a eficácia das ações de marketing que serão efetivas a partir destes resultados.
As expectativas dos Clientes aumentam dia a dia, exigindo melhores produtos e serviços, mais opções de escolha e valorizando o dinheiro investido. Respeitam as empresas que atuam de forma social e ambientalmente correta.
Os Clientes empresariais estão negociando com mais cautela, exigindo condições especiais, customização e garantias extras. A facilidade nas consultas/pesquisas proporciona o comando da compra nas mãos dos Clientes. Cada feedback recebido de Clientes é uma oportunidade de fazer coisas novas ou de aprimorar a experiência.
O consumo no Brasil deve crescer 13,5% em 2012 na comparação com 2011, atingindo R$ 1,3 trilhão, o equivalente a 30% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, segundo estimativas do Pyxis Consumo, ferramenta de dimensionamento de mercado do IBOPE Inteligência. A região Norte é a que tem o maior potencial de expansão, de 26,5%. Seguem-se as regiões Nordeste (24,1%), Sul (19,7%), Centro-Oeste (19,4%) e Sudeste (6,5%).
O desenvolvimento da revolução digital proporciona inúmeras oportunidades para contato com o Cliente mas, obriga a empresa a interpretar o grande volume de informações recebidas para escolher o que é necessário e que ações devem ser tomadas para atingir este universo. É bom saber que criamos a cada dois dias mais informações criadas desde o início da civilização até o ano de 2003 conforme o profundo estudo feito pela IBM – Global Chief Marketing Officer 2011.
O marketing móvel se caracteriza por ser uma mídia mais interativa, temporal e independente de localização. Pesquisas mostram que a aceitabilidade é grande por parte do consumidor. Essa mídia tem alto índice de leitura, é uma comunicação não invasiva, o custo é acessível e aplicável a todos os setores de atividades, principalmente para as empresas que precisam encaminhar informações para grupos de pessoas que não estão à frente do computador (veja artigo publicado neste Portal em abril de 2009).
Empresário/Executivo: a sua empresa está preparada para este desafio?
Mais artigos
- Atender a resultados e a sugestões de pesquisas de satisfação é ideal
- Ações que podem ser implementadas para manter e conquistar Clientes
- E o planejamento para 2012 como vai?
Roberto Monti é consultor de Marketing. Co-autor do livro (IN)Fidelidade, Uma Questão de Qualidade Clientes Sonham, Empresas Concretizam. Editora Virgo - São Paulo, 09/2000.