Roberto Monti Roberto Monti 5/3/2012


Qual a grande preocupação dos executivos de marketing?

Foto de celulares, papel e canetaRecentes pesquisas apontam que as principais preocupações dos executivos de marketing são a explosão de informações, as mudanças na localização do consumidor, o grande número de canais de comunicação e as inúmeras opções de mídias sociais. É necessário conhecer os indivíduos e os mercados, investir em novas tecnologias e em análises detalhadas do comportamento dos consumidores.

Isto significa manter contato em todo o ciclo de vida do Cliente, construindo um relacionamento com as comunidades de interesse da empresa, mantendo unidas as faces interna e externas da organização.

Analisar os resultados de marketing e quantificar com a finalidade de melhorar a credibilidade e a eficácia das ações de marketing que serão efetivas a partir destes resultados.

As expectativas dos Clientes aumentam dia a dia, exigindo melhores produtos e serviços, mais opções de escolha e valorizando o dinheiro investido. Respeitam as empresas que atuam de forma social e ambientalmente correta.

Os Clientes empresariais estão negociando com mais cautela, exigindo condições especiais, customização e garantias extras. A facilidade nas consultas/pesquisas proporciona o comando da compra nas mãos dos Clientes. Cada feedback recebido de Clientes é  uma oportunidade de fazer coisas novas ou de aprimorar a experiência.

O consumo no Brasil deve crescer 13,5% em 2012 na comparação com 2011, atingindo R$ 1,3 trilhão, o equivalente a 30% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, segundo estimativas do Pyxis Consumo, ferramenta de dimensionamento de mercado do IBOPE Inteligência. A região Norte é a que tem o maior potencial de expansão, de 26,5%. Seguem-se as regiões Nordeste (24,1%), Sul (19,7%), Centro-Oeste (19,4%) e Sudeste (6,5%).

O desenvolvimento da revolução digital proporciona inúmeras oportunidades para contato com o Cliente mas, obriga a empresa a interpretar o grande volume de informações recebidas para escolher o que é necessário e que ações devem ser tomadas para atingir este universo. É bom saber que criamos a cada dois dias mais informações criadas desde o início da civilização até o ano de 2003 conforme o profundo estudo feito pela IBM – Global Chief Marketing Officer 2011.

O marketing móvel se caracteriza por ser uma mídia mais interativa, temporal e independente de localização. Pesquisas mostram que a aceitabilidade é grande por parte do consumidor. Essa mídia tem alto índice de leitura, é uma comunicação não invasiva, o custo é acessível e aplicável a todos os setores de atividades, principalmente para as empresas que precisam encaminhar informações para grupos de pessoas que não estão à frente do computador (veja artigo publicado neste Portal em abril de 2009).

Empresário/Executivo: a sua empresa está preparada para este desafio?

Mais artigos

Roberto Monti é consultor de Marketing. Co-autor do livro (IN)Fidelidade, Uma Questão de Qualidade Clientes Sonham, Empresas Concretizam. Editora Virgo - São Paulo, 09/2000.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.