Roberto Monti Roberto Monti 5/7/2012

A força e o valor de sua marca!

Colocar-se no lugar do cliente por um dia e promover essa empatia é o aspecto mais profundo do marketing, segundo Philip Kotler. "A marca agrega valor porque o cliente compra também a sensação, o ambiente e por isso é tão importante saber como ele se sente" afirmou no Special Management Program HSM - Philip Kotler 2012 realizado recentemente em São Paulo.

Foto de mão desenhandoDado ao grande número de slogans, nomes, símbolos e mensagens de produtos e serviços de todos os tipos que bombardeiam a mente dos consumidores alguns deles gozam de preferência. Assim, podemos dizer que é inquestionável a importância da marca na vida das pessoas, que podem diferenciar em um primeiro momento um fornecedor em relação a outro, mediante a observação das marcas e dos símbolos. Como agregar valor à marca da loja? Convém lembrar que não se constrói e mantém a marca forte no mercado somente com preços baixos e facilidade de compra. Ao se escolher um nome de marca, lembrar que ele deve ser coerente com o posicionamento de valor.

Ficou ainda mais difícil identificar e avaliar os segmentos de consumidores, direcionar e integrar todas as atividades de comunicação, desenvolvendo múltiplas mensagens e imagens de marca, criando respostas rápidas para desafios competitivos e de mercado. Nesta fase de transição e incerteza de mercado, produtos, serviços, empresas, marcas, todos atravessam um período de grandes dificuldades. O comportamento do consumidor nestas épocas sofre grandes variações em busca de preços e condições mais favoráveis, ou seja, fazem o seu dinheiro valer mais e comprar mais. As empresas veem o nome como uma estratégia valiosa. O nome de uma marca é estratégico para o sucesso dela. Você não está criando apenas uma palavra, mas um pedaço de propriedade intelectual que a companhia terá.

Uma marca forte, na visão de Kotler, precisa tomar para si um conceito. "Ela pode ter o nome dos fundadores, descritivos, inventados, siglas ou metáforas, mas uma marca deve ser mais que um nome, um slogan e um logotipo. Precisa ter identidade, criar uma espécie de mantra", detalhou, acrescentando que os grandes construtores de marca são os funcionários e as operações, ou seja, o desempenho da empresa, não suas comunicações de marketing.

Em um mercado altamente competitivo, onde se valoriza a especialização, a lealdade à marca é fator vital para a empresa. Também é importante lembrar que esta lealdade é conseguida com muito sucesso pela propaganda boca a boca resultante da satisfação do Cliente. E se não ocorrer esta satisfação, o que acontecerá?

  • Deve ser fácil de pronunciar, reconhecer e lembrar;
  • Deve ser singular, especial, raro;
  • Não deve ter conotações pejorativas em outros idiomas ou na maneira dos habitantes se expressarem na localidade onde será instalada a empresa.

A grande preocupação das empresas hoje é trabalhar com as redes sociais e investir em ações sustentáveis, fatores fundamentais para as marcas que querem permanecer e destacar no acirrado mercado. Da mesma forma as relações entre esses dois fatores e a economia dos países é um assunto ainda pouco explorado, apesar de sua necessidade para o entendimento do perfil do público-alvo de cada empresa em sua área de atuação.

Empresário/Executivo: as marcas de maior apelo entre os Clientes são as mais lembradas e que agregam os atributos de valor, qualidade, confiança, além de forte imagem.

Mais artigos


Roberto Monti é consultor de Marketing. Co-autor do livro (IN)Fidelidade, Uma Questão de Qualidade Clientes Sonham, Empresas Concretizam. Editora Virgo - São Paulo, 09/2000.

ACESSA.com - A for?a e o valor de sua marca dependem de conceito e identidade