Roberto Monti Roberto Monti 8/10/2012

Marketing interno – na sua empresa todos se entendem?

Marketing internoPara que os objetivos da empresa sejam alcançados, é necessário que todos na organização entendam com clareza as informações e que haja o comprometimento para que o ideal comum seja atingido.
Assim, é papel da alta direção definir e programar um processo eficaz e eficiente de toda a comunicação na empresa promovendo o envolvimento e a motivação de todos os colaboradores na participação integrada do sistema de gestão da qualidade e de todos os outros processos administrativos e produtivos para o sucesso da empresa.

Com base na experiência, este requisito pode ser realizado com minipalestras, reuniões informativas, quadros de avisos, jornais e revistas internos, correio eletrônico, caixa de sugestões e pesquisa de clima organizacional.

Bernard Shaw disse: "Quando faltam ideias, palavras são inúteis".

Os ruídos de comunicação são os principais responsáveis por grande parte dos erros operacionais, de gestão e de conflitos interpessoais no ambiente de trabalho. Sugerimos seguir os seguintes pontos básicos:

1. Para qual grupo é dirigida a mensagem – de forma às suas ideias antes de divulgar. Qual é o verdadeiro propósito da comunicação? Faça um roteiro para não se desviar do assunto;

2. Determine, antecipadamente, seus objetivos: qual a intenção que será estabelecida ao comunicar determinado assunto? Quais as razões que o levaram a fazer aquela comunicação ao grupo?

3. Saiba como dizer ao seu grupo: qual método usar, como se portar, que recursos utilizar?

4. A mensagem foi compreendida: verifique se você foi entendido por meio de perguntas e comentários – use palavras simples e curtas, sem sofisticar o discurso;

5. Não faça segredos: não esconda informações com medo de perder a sua posição na empresa;

6. O retorno: sem feedback não há comunicação eficaz – ela é um processo de duas mãos;

7. Aceite as críticas: seja claro, objetivo e sem rodeios, analisando as críticas e reconhecendo as falhas para extrair os pontos construtivos;

8. Ouça: esta é a regra de ouro – não interrompa. O sucesso de uma comunicação é transformar em atos as palavras proferidas pelo orador/apresentador.

Empresário/Executivo: se não houver um perfeito entendimento das regras, instruções e procedimentos da empresa, como esperar que o Cliente compreenda a nossa mensagem comercial?

Leia mais



Roberto Monti é consultor de Marketing. Co-autor do livro (IN)Fidelidade, Uma Questão de Qualidade Clientes Sonham, Empresas Concretizam. Editora Virgo - São Paulo, 09/2000.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.