• Assinantes
  • Autenticação
  • Negócios
    Roberto Monti Roberto Monti 7/1/2013

    Inclua o treinamento no planejamento estratégico para 2013

    PessoasNão podemos ignorar as profundas e rápidas mudanças que estão ocorrendo no mercado e que, sem dúvida, afetam o resultado de sua empresa, seja proprietário ou funcionário.

    Buscar o conhecimento é o grande objetivo que deve pautar a vida do executivo e do profissional. Não adianta apenas juntar informações a respeito de sua profissão. O conhecimento é o resultado de uma criteriosa seleção das informações acumuladas, com a finalidade de melhorar a sua vida, desenvolver a sua empresa e proporcionar qualidade de vida para a comunidade.

    Gerar um novo conhecimento é saber processar de forma lógica e racional as informações recebidas e aplicá-las para agregar valor a sua vida pessoal e profissional. A chance de aprender está em ler uma revista, assistir TV, navegar pela Internet, cursos, seminários, encontros profissionais etc. Você é que deve escolher a melhor fórmula para aprender que se adapte a sua natureza e capacidade de absorver os conhecimentos – ver, ler, praticar ou escutar – qual é o melhor método para você? Não descarte o ensino à distância como uma nova opção de ensino.

    O diferencial das corporações depende, cada vez mais, de quão bem treinado e motivado está cada membro da equipe.

    Obviamente não se consegue isso da noite para o dia, num estalar de dedos ou através da instalação de algum software corporativo, ou ainda, criando mecanismos de desenvolvimento e capacitação de pessoas, baseado em técnicas tradicionais. A organização que aprende, segundo Peter Senge, "é aquela que cultiva o comprometimento e a capacidade de aprender em todos os seus níveis, criando as condições de adaptação contínua às mudanças".

    Assim sendo, a aprendizagem organizacional deixa de ser um discurso de âmbito estratégico, moldado no formato de treinamento pronto e acabado, para viabilizar-se por intermédio de mecanismos de educação continuada, orientado para o futuro, visando melhores resultados para a empresa, mas, também, com o foco no desenvolvimento da pessoa humana.

    Empresário/Executivo: É importante lembrar que o treinamento é um processo educacional, que visa gerar mudanças de comportamento como: transmissão de conhecimento, desenvolvimento de habilidades e mudança de atitude e que deve ser aplicado também aos gestores, sócios, diretores e não só única e exclusivamente aos colaboradores.


    Roberto Monti é consultor de Marketing. Co-autor do livro (IN)Fidelidade, Uma Questão de Qualidade Clientes Sonham, Empresas Concretizam. Editora Virgo - São Paulo, 09/2000.

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.