Carolina Lopes Carolina Lopes 12/08/2015

Planejamento e Organização de Eventos Empresariais

Independente do segmento ou do porte da empresa algumas empresários acabam optando pela comemoração de datas especiais que exige um mínimo de planejamento para a realização do evento. Além disso, existem outros motivos como, por exemplo, lançamento de novos produtos ou serviços ou até mesmo a inauguração de uma nova filial.

As dúvidas são muitas para quem não tem costume de organizar festas. Então, para garantir o sucesso do evento, segue algumas dicas:

O primeiro passo é DEFINIR O ORÇAMENTO! A verba disponível vai definir a escolha do espaço, da decoração e do buffet ou até mesmo a necessidade de buscar parceiros para patrocínio. O ideal é fazer uma planilha para organizar todos os gastos.

O próximo passo é a escolha da DATA e LOCAL. É importante lembrar que eventos realizados em dias úteis, fora do horário de trabalho, podem comprometer a jornada do dia seguinte, então avalie as possibilidades. E quanto à localização é sempre é bom levar em consideração o meio de transporte da maioria dos convidados.

Antes de fechar qualquer contrato é importante fazer no mínimo três ORÇAMENTOS com empresas que atendam as reais necessidades do evento. Ao comparar um fornecedor com outro tem que ser observado se as mesmas variáveis que definem o preço são comuns, pois isto pode alterar significativamente o valor orçado.

Por fim, invista na DIVULGAÇÃO, elaborando um bom plano de comunicação de acordo com o tipo de evento que será realizado. E pense que esta poderá ser também uma boa oportunidade para reunir parceiros e novos clientes

Um planejamento com antecedência pode fazer toda a diferença. Então, não deixe para a última hora, pois provavelmente poderá encontrar poucas opções no mercado.


Carolina Lopes é Mestranda em Economia Empresarial, graduada em Administração e Ciências Contábeis com MBA em Finanças. Especialista em Docência para Educação Profissional. Professora do Curso Superior de Ciências Contábeis e do Curso Técnico em Administração na Fundação Educacional Machado Sobrinho. Atua como Consultora Empresarial realizando projetos de Assessoria Financeira; Avaliação de Empresas; Implantação de Controles Financeiros Básico; Planejamento Financeiro; Plano de Negócios; Projetos de Financiamento; Reestruturação Financeira e Viabilidade de Negócio. Ministra Palestras e Treinamentos com temáticas voltadas para gestão de negócios.

ACESSA.com - Planejamento e Organiza??o de Eventos Empresariais