Carolina Lopes Carolina Lopes 15/09/2015

A importância de definir os objetivos do seu negócio

Olhar para o negócio estrategicamente auxilia o empreendedor a entender que os clientes possuem problemas ou necessidades e que buscarão a melhor solução. Definir claramente os objetivos da empresa, incluindo os conceitos de Missão e Visão, pode contribuir para uma melhor atuação no mercado.

Definir um negócio em cima de um produto ou serviço pode fazer com que a empresa fique “míope”. Então, ao responder a pergunta “qual é o nosso negócio?” devemos nos lembrar que os clientes não compram produtos, mas a solução de problemas ou benefícios que os produtos ou serviços trazem. O quadro a seguir exemplifica definição de alguns negócios.

EMPRESA VISÃO MÍOPE VISÃO ESTRATÉGICA
Empresa de Consultoria Consultoria Soluções de problemas, lucratividade, produtividade
Comércio de Sucos Sucos Naturais Saúde, Bebida, Alimentação Natural
Comércio de Alarme Alarme Segurança
Comércio de Calçados Calçados Conforto, Elegância
Ótica Lentes Oftalmológicas Estética e Conforto Visual

A MISSÃO da empresa determina onde ela pretende chegar, é a sua razão de existência e serve como um guia para o trabalho das pessoas. Então, ao definir a missão de uma empresa as seguintes questões devem ser respondidas:

  • O que a empresa deve fazer?

  • Para quem a empresa deve fazer?

  • Por que a empresa deve fazer?

  • Como a empresa deve fazer?

  • Onde a empresa deve fazer?

Já a VISÃO da empresa é uma espécie de sonho, ou seja, o que a empresa pretende ser em um futuro predeterminado. Refere-se a uma imagem que ela pretende ter junto ao mercado. E para definir a Visão, a pergunta é simples: “o que é que estamos tentando nos tornar?”

Então, se você empreendedor quer fazer algo para alcançar ou aumentar o sucesso de sua empresa e ainda não tem definido claramente os objetivos de seu negócio, este pode ser um bom começo!


Carolina Lopes é Mestranda em Economia Empresarial, graduada em Administração e Ciências Contábeis com MBA em Finanças. Especialista em Docência para Educação Profissional. Professora do Curso Superior de Ciências Contábeis e do Curso Técnico em Administração na Fundação Educacional Machado Sobrinho. Atua como Consultora Empresarial realizando projetos de Assessoria Financeira; Avaliação de Empresas; Implantação de Controles Financeiros Básico; Planejamento Financeiro; Plano de Negócios; Projetos de Financiamento; Reestruturação Financeira e Viabilidade de Negócio. Ministra Palestras e Treinamentos com temáticas voltadas para gestão de negócios.

ACESSA.com - A import?ncia de definir os objetivos do seu neg?cio