Juiz de Fora tem ?ndice de infestação da dengue satisfatério, aponta Ministário da Saúde

Por

Quinta-feira, 20 de novembro de 2008, atualizada ?s 18h26

Juiz de Fora tem ?ndice de infesta??o da dengue satisfat?rio, aponta Minist?rio da Sa?de



Guilherme Ar?as
Rep?rter

Segundo levantamento do Minist?rio da Sa?de, Juiz de Fora tem um ?ndice de infesta??o da dengue considerado satisfat?rio. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira, 20 de novembro, atrav?s do Levantamento R?pido do ?ndice de Infesta??o por Aedes aegypti (LIRAa).

Na escala de infesta??o, o munic?pio apresentou o ?ndice 0,6%, o mesmo de 2007. A situa??o satisfat?ria ? decretada quando as cidades atingem at? 1% de infesta??o. Entre 1% e 3,9%, ? considerado estado de alerta. Acima de 4%, as cidades enfrentam a possibilidade de surto de dengue.

O estudo apontou, ainda, que 63,8% dos focos predominantes do mosquito da dengue em Juiz de Fora, foram encontrados em resid?ncias. No sistema de abastecimento de ?gua foram encontrados 23,4% dos criadouros. Os 12,8% restantes estavam no lixo.

Dos 24 munic?pios mineiros que participaram do levantamento, sete est?o em situa??o de alerta: Coronel Fabriciano, Governador Valadares, Ipatinga, Ribeir?o das Neves, Sete Lagoas, Tim?teo e Vespasiano.

O LIRAa tem como objetivo identificar com anteced?ncia as ?reas de maior risco de forma??o de criadouros do mosquito transmissor. Os resultados permitem o planejamento e a intensifica??o de a?es de combate ao vetor da doen?a, assim como as atividades de mobiliza??o, comunica??o e de educa??o.