• Assinantes
  • Autenticação
  • Negócios
    Quarta-feira, 23 de março de 2011, atualizada às 16h51

    Mais de 88% dos contribuintes juiz-foranos ainda precisam acertar as contas com o Leão

    Victor Machado
    *Colaboração
    notas de 50 e leão do imposto de renda

    Mais de um terço do prazo já se foi e a Delegacia da Receita Federal em Juiz de Fora recebeu, até a meia-noite da última terça-feira, 22 de março, apenas 11,3 mil declarações de imposto de renda de contribuintes juiz-foranos. O número representa 11,8% da estimativa de declarações para a cidade, no total de cerca de 95 mil. As declarações começaram a ser recebidas no dia 1º de março.

    Até o final do prazo, em 29 de abril, mais de 88% dos contribuintes juiz-foranos — 83,2 mil pessoas — terão 38 dias para acertar as contas com o Leão. Apesar de o prazo parecer apertado, o delegado adjunto da Receita Federal, Marcos Amorim, afirma que a cidade segue uma tendência nacional e estadual. Em todo o país foram entregues cerca de 3,3 milhões, até a mesma data. Esse número representa 14% da expectativa de 24 milhões de declarações. Em Minas Gerais, das 2,4 milhões de declarações esperadas, 228,4 mil foram entregues: 9,5% do total.

    "Se fizéssemos as contas, como estamos chegando à metade do prazo para entrega, então deveríamos ter uma média de 50%. Mas é historicamente normal que os contribuintes deixem para fazer a declaração no fim do período de entregas. Pode-se perceber que é uma tendência do país", comenta.

    O contribuinte tem até o dia 29 de abril para entregar a declaração. Aqueles que perderem o prazo receberão uma multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto de renda devido. Devem declarar as pessoas com rendimentos superiores a R$ 22.487,25 em 2010. O programa da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física 2011 pode ser baixado do site da Receita Federal. Todas as declarações devem ser entregues pela internet ou por disquete ou pen drive nas Agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.

    *Victor Machado é estudante do 7º período de Comunicação Social da Faculdade Estácio de Sá

    Os textos são revisados por Thaísa Hosken

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.