Semana Santa: comércio fica movimentado com vendas de última hora

Angeliza Lopes
Repórter
24/03/2016
foto

Os produtos tradicionais consumidos durante a Semana Santa movimentam o comércio nesta quinta-feira, 24 de março, e no próximo sábado, 26, véspera de feriado. O prato principal da Sexta-feira da Paixão é o bacalhau, procurado de última hora nas lojas especializadas em peça inteira, desfiado, em pedaço ou filé. Mas, quem não pode pagar pelo valor do peixe, que é mais salgado, pode optar pelos pescados mais baratos, ofertados nas peixarias. Outro sabor que não pode faltar no Domingo de Páscoa, 27, é o de chocolate. Com ovos industrializados mais caros neste ano, os consumidores estão lotando lojas de festa para o preparo artesanal.

O proprietário de uma loja de festas na avenida Rio Branco, Washington Silva, observa que com a crise econômica, a evolução da qualidade das barras de chocolate e fácil acesso no passo a passo encontrado na internet, a confecção em casa tem se tornado mais corriqueira. "As vendas das barras estão exponencialmente maiores que os ovos de marca, que também estocamos com margem de lucro mínima. Este é o primeiro ano da loja no período da Páscoa em Juiz de Fora e notamos lucros acima do esperado. A pessoa sai daqui com todo o suporte para montar o ovo, que são o chocolate, forma e embalagem", explica.

Ele aguarda cerca de 90% do público comprador nesta quinta e sábado. O proprietário de uma loja especializada na Mister Moore, Pedro Paulo, concorda com a procura de última hora comum entre os brasileiros. Em seu estabelecimento a demanda é pelo ingrediente principal da tradicional bacalhoada, que está com o preço mais caro neste ano. "Como o preço dele é muito travado com o dólar, que teve alta, acabou sofrendo acréscimo no valor. Mas, independente disso, não notei diferença nas vendas, até mesmo por termos tradição de 23 anos com o produto".

foto foto

Outras opções para aqueles que preferem economizar são os peixes em oferta nas peixarias. Os mais procurados no estabelecimento da Marisa de Matos Costa, na rua Marechal Teodoro, são as sardinhas e cavalinhos. Ela afirma que teve um aumento de 20% nas vendas, mas que tinha uma expectativa maior para este feriado.

"Ultrapassei meu estoque para as vendas da Semana Santa e não foi o que eu estava esperando. Para esta quinta, vamos ter mais peixe fresco de uma leva que trouxe do Rio. Estou apostando na procura de última hora. Não reduzo preço, mas como diferencial, vendo a sardinha limpa, por exemplo", destaca.

Horário do comércio

O Sindicomércio-JF informa que o comércio de Juiz de Fora funcionará em horário normal na quinta-feira, dia 24, data que antecede a Sexta-Feira da Paixão. Na sexta-feira, dia 25, feriado, poderão abrir as lojas que possuem o Certificado de Regularidade Sindical. No sábado, dia 26, o comércio funciona em horário normal.

ACESSA.com - Semana Santa: com?rcio fica movimentado com vendas de ?ltima hora