Roberto Monti Roberto Monti 9/07/2013

Profissional de Vendas – como está o seu nível de alerta?

alertaPara que sua empresa tenha sucesso é necessário que o Cliente perceba que você oferece o melhor preço, conveniência para compra e outros diferenciais como o excelente atendimento. Em uma época que se valoriza o tempo, a conveniência não se refere apenas à localização geográfica da empresa/loja e sim com a possibilidade de comprar e pagar com rapidez e facilidade.

Atualmente, há mais pessoas vivendo nos centros urbanos do que nas áreas rurais; e mais da metade da população dos países em desenvolvimento já se tornaram parte da nova classe média local - conforme estudo de um dos maiores players da área de tecnologia da informação.

Graças à internet, aos telefones celulares, aos quiosques das lojas e outras tecnologias, muitos consumidores já tem acesso instantâneo a um conjunto repleto de informações sobre os varejistas e seus produtos. Eles estão usando essas informações para decidir o que comprar e onde comprar. As gerações mais jovens estão mais receptivas a idéia de usar novas tecnologias para melhorar a experiência de compra. Os consumidores dos mercados emergentes estão ainda mais entusiasmados.

A demanda é latente. Consumidores mais inteligentes sabem o que querem e esperam ser ouvidos. Dessa forma, se um varejista busca mais sucesso na nova economia, precisa acompanhar estes consumidores. Também deve consolidar sua infraestrutura para prover informações precisas e consistentes sobre a disponibilidade de produtos; adotar os canais de compras preferenciais dos consumidores; e usar soluções analíticas para desenvolver ofertas personalizadas.

Além destes detalhes é necessário lembrar que as organizações mudaram a sua estratégia de oferecer apenas o "melhor produto" para a "solução total ao cliente". O consumidor moderno prioriza a compra de produtos que proporcionem melhor qualidade de vida e melhor aproveitamento do tempo.

Entre o estado da economia e o crescimento tecnológico, os consumidores estão, mais do que nunca, abraçando a internet, os telefones móveis e outras tecnologias para encontrar formas de mudar a maneira de fazer compras. Para atender a essas demandas e não perder espaço, as empresas devem responder com promoções e ofertas cada vez mais personalizadas.

Com o uso da tecnologia existente já é possível oferecer e vender produtos e serviços por meio de sistemas eficientes, seguros e econômicos. Estar presente pode significar um ponto de vendas no supermercado, no aeroporto, na universidade no centro da cidade. Pode se viabilizar também por meio de inúmeras parcerias que possam ser acessadas das mais diversas formas pelos Clientes.

E Você Profissional de Vendas está alerta para esta realidade?


Roberto Monti é consultor de Marketing. Coautor do livro (IN) Fidelidade, Uma Questão de Qualidade Clientes Sonham, Empresas Concretizam. Editora Virgo, SP, 2000.

ACESSA.com - Profissional de Vendas ? como est? o seu n?vel de alerta?