Quinta-feira, 11 de março de 2010, atualizada às 20h

Consumidor precisa ter cuidado antes de comprar ovos de chocolate

Clecius Campos
Repórter

Supermercados, lojas de departamento, fábricas e bombonieres já começam a exibir os ovos de chocolate que farão a alegria da criançada nesta Páscoa. A recomendação do Instituto de Pesos e Medidas de Minas Gerais (IPEM-MG) é que o consumidor tome cuidados especiais antes de adquirir esse tipo de guloseima.

A primeira cautela é estar certo das condições de consumo do produto. Segundo a chefe do Departamento de Fiscalização da Secretaria de Atividades Urbanas (SAU), Rita Guedes, é indispensável verificar a data de validade do produto. "O rótulo tem que trazer essa informação de forma visível, para que o consumidor saiba o que está comprando." O outro cuidado é verificar se a embalagem está intacta. "Veja se o plástico não foi danificado, se não há nenhum tipo de perfuração. O produto deve estar disposto em local fresco e arejado, para evitar que estrague facilmente."

A gerente regional do IPEM-MG em Juiz de Fora, Márcia Aparecida Fontes Mello, orienta que se a intenção for comparar os tamanhos dos produtos, o cuidado a ser tomado é observar a indicação quantitativa de peso. "A numeração do ovo não diz nada, pois pode variar de uma marca para outra. O correto é olhar a quantidade do produto em peso líquido para fazer a comparação. Todos os ovos de Páscoa devem trazer essa indicação nas embalagens." Se o ovo trouxer brindes, é preciso verificar a indicação da faixa etária a que o brinquedinho se destina e se ela está acompanhada da marca de conformidade do Inmetro. "O selo do Inmetro indica que o produto foi testado e garante a qualidade do brinquedo e a segurança das crianças."

O consumidor também precisa ficar atento aos ovos danificados. Segundo o fiscal de posturas do Procon, Vinicius Passarini, o comprador precisa verificar se o ovo está quebrado antes de adquiri-lo. "Mesmo com a nota fiscal em mãos, fica difícil provar que o doce saiu da loja já danificado. Por isso, todo o cuidado é pouco", alerta. Ele informa que a venda de ovos quebrados é legal, desde que o comerciante informe ao consumidor de que o produto está danificado. "O vendedor pode fazer promoções para estimular a venda desse chocolate. Lembrando que o produto não pode ser vendido se a embalagem estiver violada."

Outra recomendação do Procon é fazer a pesquisa de preços. "Os preços podem variar muito de acordo com cada estabelecimento. A pesquisa de preços permite que o consumidor compre um ovo de qualidade, por um preço melhor e fique mais satisfeito", afirma Passarini.

A SAU, em trabalho conjunto com a Vigilância Sanitária e o Procon, intensifica a vistoria em lojas que comercializam produtos típicos da Quaresma e da Páscoa. Além da fiscalização de ovos de Páscoa, os agentes verificam a disposição e a acondicionamento de pescados frescos e congelados. Em um mercado da cidade, foram apreendidos 16 quilos de pescado impróprios para consumo. "O produto estava com a data de validade vencida e apenas resfriado, quando deveria estar congelado", afirma Rita Guedes.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes