FGTS chega mais rápido ao trabalhador a partir de agosto

Por

Quinta-feira, 12 de julho de 2007, atualizada ?s 17h06

FGTS chega mais r?pido ao trabalhador a partir de agosto


*Guilherme Ar?as
Colabora??o

Os trabalhadores que tiverem de sacar o Fundo de Garantia por Tempo de Servi?o (FGTS), ter?o seu dinheiro mais r?pido. A mudan?a ? resultado de um sistema operacional que a Caixa Econ?mica Federal (CEF) utiliza desde 2006, mas que, a partir de agosto, ser? a ?nica forma de as empresas preencherem o formul?rio que garante a multa rescis?ria ao trabalhador.

O formul?rio est? dispon?vel no site da CEF. As empresas podem enviar os dados ? Caixa no mesmo dia da demiss?o do funcion?rio, reduzindo o tempo de espera. A expectativa ? de que o trabalhador possa retirar o seu dinheiro em at? tr?s dias.

Segundo a gerente geral da Ag?ncia Halfeld da CEF, em Juiz de Fora, Maria Am?lia Faria, a mudan?a tem por objetivo agilizar o processo de pagamento aos trabalhadores, al?m de diminuir os custos com esses procedimentos. Com o sistema operacional, os erros de preenchimento do formul?rio tamb?m devem diminuir. "Como o procedimento era feito no papel, n?s t?nhamos que dar prosseguimento ao pedido com as informa?es dispon?veis. Agora, as empresas ser?o avisadas instantaneamente sobre erros no preenchimento".

A Caixa tamb?m disponibilizou um telefone de atendimento ?s empresas. As d?vidas podem ser tiradas pelo 0800 762 0104.

*Guilherme Ar?as ? estudante de Jornalismo na UFJF