Coco Rico em fibras e pot?ssio, o coco ? uma fruta nutritiva e pode ser
aproveitada para doces, coquet?is e pratos finos

Renata Cristina
Rep?rter
08/03/2007

?gua de coco, cocada, leite de coco, cuscuz, doce de coco, batida... O coco serve para incrementar v?rias del?cias da culin?ria tropical e ? usado tanto para pratos doces, quanto para salgados. As bebidas tamb?m ganham mais sabor com a fruta.

Na hora de falar do coco, muita gente cai no discurso de que ele ? o "vil?o das balan?as", mas, segundo especialistas, ele tamb?m tem o seu "lado de mocinho". Rico em nutrientes, como gorduras e minerais, o coco ? fonte natural de fibras, ferro e ?cidos graxos, que facilitam a digest?o.

Alguns nutricionistas chegam a indic?-lo para dietas, como forma de acelerar o metabolismo, estimular a tire?ide e melhorar o funcionamento do intestino. As gorduras do coco s?o de origem vegetal e, portanto, n?o prejudicam o cora??o e nem ocasionam problemas de circula??o, como acontece com as gorduras animais.

No caso de quem pretende perder peso, ? preciso modera??o. ? indicada uma fatia pequena da fruta todas as manh?s. Para saber a medida correta, corte oito peda?os de um coco inteiro e guarde na geladeira. No freezer, ele tem prazo de validade de 15 dias a um m?s.

Foto do coco A ?gua de coco, saboros?ssima, ? indicada em casos de diarr?ia, v?mitos ou mesmo desidrata??o, por ser rica em sais minerais e pot?ssio. Outro benef?cio est? no combate ao colesterol e problemas de press?o alta, c?imbras, dores musculares, j? que a ?gua diminui os batimentos card?acos e controla o s?dio e a quantidade de l?quido em todo o corpo.

O propriet?rio de uma barraca de ?gua de coco, no centro de Juiz de Fora, Fernandinho, diz que ? procurado por muitas pessoas que t?m desidrata??o ou di?rreia. "Todos v?em vantagens no coco e tem muita indica??o de m?dicos para problemas de press?o alta", revela.

Diferen?as

Popularmente, conhecemos o coco verde e o coco maduro. O primeiro, tem grande quantidade de ?gua, uma polpa mole, que ? utilizada para dar leve sabor a bebidas e confeitos. Sua ?gua tamb?m pode ser usada pelos diab?ticos, pois n?o cont?m sacarose, que ? um tipo de a?car.

Para testar se a ?gua do coco verde est? boa para o consumo, observe se a casca est? fibrosa e carnuda, no tamanho de uma bola de futebol. Quando sua superf?cie adquire um aspecto escuro e enrrugado, ? sinal de que o coco j? passou da hora de ser consumido.

Foto de um coco Foto de um coco

J? o coco maduro ou coco da Bahia tem a casca seca, pouca ?gua, mas ? rico no fruto. ? utilizado para fazer a maioria dos doces de coco, como a famosa cocada. Embora a quantidade de l?quido seja pequena nesta esp?cie, ela pode ser consumida normalmente.

Um boa dica para saber se o coco maduro n?o est? velho, ? bater uma moeda na sua superf?cie e, se o som for estridente, tudo indica que a fruta est? boa. Se o som for oco, significa que a fruta est? estragada.

O coco maduro real?a bem o sabor dos alimentos e pode substituir as nozes e am?ndoas em v?rias receitas, pelo tempero marcante.

A casca

Coco A casca do coco ? usada na fabrica??o de cordas, cintos, tapetes, chap?us e at? encosto de ve?culos. Para ser usada de forma artesanal, ? necess?rio que seja ressecada, ao sol. Al?m dos fios, a superf?cie do coco, aquela parte dura da casca, ? ideal para confeccionar brincos, colares e pulseiras.

Al?m da fun??o artesanal, a casca de coco pode substituir o xaxim, no cultivo de plantas ornamentais como samambaias, brom?lias, orqu?deas, espada de S?o Jorge, l?rios, beg?nias, entre outras. A grande vantagem ? que este tecid, o coxim, ? rico em fibras e ajuda no desenvolvimento das plantas, principalmente, das ep?fitas.

Acesse as receitas do S? Sabor!
Clique aqui e cadastre suas receitas.