Me matriculei na academia! Agora é só comprar o suplemento alimentar!
Ao fazermos uma breve caminhada nas ruas comerciais, e também pela internet, podemos perceber o quanto é grande e forte o aumento no número de lojas especializadas em suplementação alimentar para "praticantes de atividades físicas"! Esse fato poderia estar somente associado a um crescimento econômico no mercado de saúde e fitness, apontamento também que ajuda a justificar tal análise. Mas o foco deste texto é outro, não me reterei nesse quesito, e sim no que se refere ao mau uso de alguns produtos comercializados nesses estabelecimentos.
Não é minha intenção aqui contra indicar ou censurar o uso de quaisquer que sejam esses produtos, mas sim atentar para uma auto análise que deve ser feita por todas as pessoas que pretendem gastar algum dinheiro com isso: Eu realmente preciso comprar isso?!
Existem muitos casos em que a pessoa ao invés de procurar manter se informada através de seu treinador e/ou de seu nutricionista, prefere ouvir o "sabe-tudo da musculação". Tanto o seu treinador quanto o nutricionista, estudaram anos, sempre com embasamento científico para poder lhe instruir da melhor maneira possível. Então fique atento, não caia na lábia de vendedores e pseudo-entendedores. Recorra a profissionais capacitados.
Toda a suplementação necessária (se for necessária), tem de ser programada junto com sua planilha de treinos para uma otimização dos resultados a serem obtidos e planejados. O mau uso de suplementos pode desacelerar ou até mesmo impedir os seus ganhos, seja ele qual for, perda de gordura, aumento de massa..., entre outros objetivos mais procurados entre praticantes de atividades físicas sistemáticas.
Principalmente iniciantes, por ainda não terem nenhum tipo de experiência ou informação adequada, se deixam levar por "receitas milagrosas" que prometem um rendimento alto em pouco tempo, com isso, fazem o uso de produtos alimentares e otimizadores de treino no qual, não fazem a mínima noção para que se destina, sendo que na maioria desses casos, apenas uma alimentação orientada e equilibrada com o treino daria todas as condições necessárias para manter uma vida saudável e atingir os seus objetivos. Além, é claro, do alto custo financeiro que há com a compra de suplementos e otimizadores sem a menor indicação profissional, com certeza se ao invés de se gastar dinheiro com esses produtos, os praticantes investissem em uma orientação personalizada profissional, os resultados ocorreriam de uma melhor forma.
Enfim, a coluna desse mês veio com o intuito de alertar para o uso indiscriminado e não orientado de produtos que visam o rendimento do treino, mas que muitas vezes são desnecessários e só fazem você gastar ainda mais dinheiro, direcione seu objetivo e procure uma orientação profissional especializada.
- Eu treino, treino, e a balança não altera em nada!!!
- Verão vindo aí... E minha barriga, como perdê-la?
- Treinamento Funcional! Isso é realmente tão bom como falam?
Deimersom Frazão é Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora, onde se graduou. Personal Trainer, atuando também como consultor em empresas e academias, professor de ginástica com diversas capacitações e certificações internacionais.
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!