• Assinantes
  • Autenticação
  • Saúde

    Depois da folia, prepare corpo e mente para voltar à rotina Remineralização e escalda-pés são as dicas para aliviar a pressão
    das pernas e recuperar as energias


    Patrícia Rossini
    *Colaboração
    20/02/2009

    Depois de cair na folia no Carnaval, é hora de cuidar do corpo e da mente para voltar à rotina com pique total. O cuidado começa de dentro para fora, e o primeiro passo para voltar ao ritmo é cuidar da alimentação e da hidratação, já que, durante o feriado, é normal abusar de pratos diferentes. Para desintoxicar o organismo, opte por uma dieta rica em frutas, legumes e verduras, e troque o refrigerante pelo suco natural.

    Depois de cuidar da alimentação, é hora de cuidar do corpo. A dica da massoterapeuta Simone Reis Carvalho é a remineralização, uma técnica que melhora a circulação sanguínea, através da massagem circulatória venosa em três estágios: arterial, venosa e capilar.

    A técnica começa com a esfoliação e a oxigenação do corpo com produtos que podem ser à base de semente de café verde, uva, raspas de juá ou açúcar mascavo.

    foto da remineralização

    A posição inicial é com as pernas apoiadas em uma almofada, que facilita a circulação do sangue. Simone massageia os pés e as pernas com movimentos ascendentes, com pressões e manobras.

    A massagem é concentrada nos membros inferiores e combina pressões superficiais e mais intensas. Simone continua a técnica na parte interna das pernas e da coxa. Em seguida, a massoterapeuta faz a massagem abdominal, que ajuda a regular o intestino.

    foto da remineralização

    Com essa técnica, é possível relaxar as pernas - que são as mais requisitadas para pular o Carnaval - e recuperar as energias para encarar o trabalho ou os estudos. Outra dica é fazer um alongamento ao acordar. Ele ajuda a aumentar a disposição para as atividades do dia.

    Para complementar o relaxamento, a dica é tomar um banho no ofurô, que ajuda na eliminação das toxinas.

    Para fazer em casa

    Se a preferência é por uma técnica de relaxamento para fazer dentro de casa, o conselho da terapeuta Janice Pizziollo é o escalda-pés (foto ao lado).

    foto do escalda-pés Será necessário um recipiente grande o suficiente para que a água chegue até a panturrilha. A temperatura ideal é entre 35ºC e 40ºC, mas isso não vale para quem tem pressão baixa. "Quem tem tendência à hipotermia ou tem pressão baixa deve prestar atenção à temperatura da água, principalmente no verão", alerta Janice. Nesse caso, a água precisa ser morna.

    Você pode usar ervas e óleos para otimizar o efeito do escalda-pés. A terapeuta recomenda óleos cítricos, como o de flor de laranjeira. Os de lavanda, semente de uva e bergamota também são indicados. Entre as ervas, os indicados são os de camomila, menta, eucalipto, alecrim, capim-limão e folhas de maracujá.

    Com tudo preparado, basta colocar os pés no recipiente. Cerca de 20 minutos de infusão são suficientes para o efeito revigorante do escalda-pés. Para pés inchados, uma opção é acrescentar sal grosso ou cânfora, que ativam a circulação. A técnica também é usada para aliviar o estresse do dia-a-dia e reduzir a sensação de cansaço.

    * Patrícia Rossini é estudante de Comunicação Social na UFJF

    Os textos são revisados por Madalena Fernandes

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Publicitário

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.