Falsa Expectativa

Por

Ana Stuart 4/3/2009

Falsa Expectativa

Muitas pessoas, ou melhor muitos homens, ao lerem Mulheres Matrifocais quiseram saber que termo seria usado para os homens que criam seus filhos sozinhos. O termo que encontrei e que generaliza tanto homens quanto mulheres que criam seus filhos sozinhos atualmente ? Fam?lia Monoparental.

**

Mas hoje vamos falar da S?ndrome da Falsa Esperan?a, falsa imagem, falsos sonhos, que s?o nada mais nada menos que nossa ansiedade levada ao extremo, e que n?o nos permite levar a cabo nossas metas. Os pesquisadores afirmam que s?o metas longas, n?o alcan?adas a curto prazo, que acabam gerando desist?ncia.

Agora vamos nos reportar a algumas metas do nosso dia-a-dia, dif?ceis de serem alcan?adas com rapidez, tais como parar de fumar, de beber, emagrecer, esperar o amadurecimento do outro, nosso crescimento espiritual, a corrida atr?s do parceiro ideal, a compra compulsiva, o sexo e o jogo compulsivos e a elimina??o de v?cios, como a fofoca, o da religi?o como fuga, o da falta de higiene, do trabalho em excesso, de pensamentos negativos compulsivos, mania de criticar e reclamar, pregui?a de estudar, de trabalhar, de fazer exerc?cios regulares, enfim mudan?as de h?bitos.

Temos que levar em conta que o nosso consciente deseja, mas o inconsciente demora a assimilar esses desejos, e que muitas vezes briga profundamente com o nosso consciente, resistindo ? mudan?a.

? bom lembrar que temos o aprendizado do consciente e do inconsciente.

O aprendizado inconsciente vem sendo assimilado anos a fio atrav?s, at? mesmo, do nosso inconsciente coletivo, h?bitos estes mais do que enraizados.

Quando um membro de uma fam?lia parental ou social se predisp?e a mudar um h?bito antigo ter? que lutar n?o s? consigo mesmo, mas com todo o sistema em que se vive, lutar com gera?es - realmente ? um grande desafio.

Um dos m?todos mais eficientes que encontramos ? do "s? por hoje", t?o utilizado nos grupos de m?tua ajuda, de autoria de Bill e Bob, dos alco?licos an?nimos.

Outro dia, ouvindo uma palestra da Nara Salom?o, ela citou cinco metas di?rias muito interessantes para mudan?as de h?bitos. Todas para serem feitas num s? dia. A primeira seria fazer algo para mim, que me traga alegria; a segunda algo para o outro, um mimo que seja; a terceira seria um exerc?cio f?sico, qualquer um; a quarta seria o exerc?cio mental, uma leitura que me acrescente e a quinta meta seria a prece, elevar os pensamentos numa conversa espont?nea com o seu poder superior.

Outro m?todo interessante ou complementar ? buscar a mudan?a de h?bito silencioso: meu consciente conversar com meu inconsciente silenciosamente.

Enfim, sair da falsa expectativa e entrar na verdadeira esperan?a ? uma briga ?rdua e dif?cil, e se tivermos ju?zo n?o criticaremos e nem sequer julgaremos aquele que se predisp?e a esta mudan?a de h?bito.

A ?nica coisa que podemos fazer agora para nos ajudar ou ajudar o outro a sair da s?ndrome da falsa esperan?a ? perdoar as poss?veis reca?das e dar apoio silencioso, priorizando a persist?ncia.

Existe tamb?m um outro lado da falsa esperan?a que ? quando voc? espera muito de uma situa??o sem futuro. S?o metas descabidas que s? servem para jogar sua autoestima no ch?o "em nome da persist?ncia".

? preciso saber diferenciar nossas metas - saber o momento certo entre persistir e desistir.

N?o existe uma f?rmula para isto, o que existe ? um sensor muito s?bio dentro de cada um de n?s. Precisamos apenas nos ouvir!


Ana Stuart
? psic?loga e terapeuta familiar

Sobre quais temas (da ?rea de psicologia) voc? quer ler novos artigos nesta se??o? A psic?loga Ana Stuart aguarda suas sugest?es no e-mail viver_psique@acessa.com.